São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

memória

Nos EUA, Twitter e Facebook tiveram aporte no início

DE SÃO PAULO

A popularização dos fundos de "venture capital" aconteceu a partir da década de 70 nos Estados Unidos, com as iniciativas de empresas como Sequoia Capital e Kleiner, Perkins, Caufield & Byers, hoje investidores de grande porte.
A vocação natural dos fundos de capital de risco é investir em empresas nascentes, principalmente em tecnologia e inovação, para fomentar o desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócios.
O ápice dos investimentos "de risco" ocorreu no fim dos anos 90, na época da bolha da web e das centenas de "startups" digitais.
A cultura do "venture capital" espalhou-se pela Europa e depois pela América do Sul, incluindo o Brasil.
Depois do estouro da bolha da internet, o ritmo dos investimentos em empresas digitais foi reduzido, mas continua a dar espaço a companhias inovadoras.
Entre os que cresceram com recursos de "venture capital", estão o Twitter, que recebeu mais de US$ 50 milhões, e o Facebook, com recursos não divulgados.


Texto Anterior: Investidores procuram empresários "flexíveis"
Próximo Texto: Tecnologia para Copa e Olimpíada motivam novos investimentos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.