São Paulo, segunda-feira, 08 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Começa a reserva de debêntures do BNDES

Papel rende mais que juro da dívida pública

TONI SCIARRETTA
DE SÃO PAULO

Começa hoje a reserva das debêntures (papéis de dívida privada que rendem juros) do BNDESPar, braço de participações do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Indicadas para pessoas avessas à Bolsa, as debêntures do BNDES terão retorno pouco acima dos juros da dívida do governo -10,75% nos papéis pós-fixados (Selic)- e dos CDBs dos bancos -até 98% do CDI para pessoa física (10,5% ao ano).
A expectativa é que os papéis prefixados tenham juro próximo de 11,5% ao ano -quanto maior a procura, menor a taxa prefixada.
Outra vantagem é não pagar taxa de administração dos fundos, que chegam a comer de 1% a 3% do valor integral da aplicação.
O investimento mínimo é de R$ 1.000 (preço de uma debênture) e o máximo, de R$ 500 mil (500 papéis).
Na oferta do BNDES, o investidor pessoa física terá prioridade para receber 35% dos papéis antes dos fundos de investimento, o que reduz a chance de rateio.
A principal desvantagem é a liquidez ainda reduzida para quem pretende resgatar a aplicação antes do prazo.
"Na última oferta, havia a promessa de que as debêntures do BNDES tivessem liquidez diária, mas não foi o que aconteceu. Quem precisar vender antes do vencimento pode ter dificuldade ou terá que aceitar um deságio forte do banco. Para quem resgatar antes do vencimento ainda é melhor aplicar no Tesouro Direto", disse Ricardo Almeida, professor do Insper.
No Tesouro Direto, as taxas dos papéis são menores, mas o investidor pode vender os papéis toda quarta-feira.
Quem não quiser ficar com o título até o vencimento poderá vendê-lo a outro investidor por meio do Bovespa Fix, mas com deságio.
Além do papel prefixado, o BNDES vai oferecer também títulos indexados ao IPCA e outro com taxa pós-fixada, remunerada pelo contrato futuro de DI de três meses.


Texto Anterior: Paranaense lidera com 88,9%
Próximo Texto: Autorregulação: Febraban lança 0800 para ouvir queixas e sugestões
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.