São Paulo, sábado, 09 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA

Livro é bem pesquisado, mas erra a mão na mistura entre reportagem e opinião

DA EDITORA-ASSISTENTE DE MERCADO

O livro do jornalista e pesquisador Sebastian Mallaby, sobre os fundos de hedge, é uma mistura de reportagem com opinião econômica.
Os melhores trechos do bem pesquisado livro são aqueles em que ele conta, começando com A. W. Jones e o primeiro fundo desse tipo, as histórias dos fundos que marcaram o mercado financeiro, seja por suas inovações ou pelos ganhos astronômicos com apostas na contramão do senso comum.
O autor é bastante didático ao explicar procedimentos do mercado financeiro que muitos leigos não conhecem, como o uso de derivativos, arbitragem e alavancagem. Por isso, o livro é acessível aos não iniciados.
Mallaby peca pela falta de ligação entre esses capítulos mais jornalísticos -que mais parecem uma série de reportagens especiais sem ligação direta entre si. O estilo do autor também é bem seco e direto, sem grandes floreios.
Outro problema é a intrusão da opinião do autor no meio desses capítulos, às vezes depois de muitas páginas de pura reportagem, causando estranheza. Teria sido melhor confinar a opinião à introdução e à conclusão. (PL)

MORE MONEY THAN GOD

AUTORA Sebastian Mallaby
EDITORA Penguin
QUANTO US$ 17 (R$ 27; 512 págs.)


Texto Anterior: Raio-X: Sebastian Mallaby
Próximo Texto: Lançamentos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.