São Paulo, sábado, 09 de abril de 2011

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Discussão sobre TV no tablet da Apple ganha importância nos EUA

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

Quais são os limites do sinal de TV a cabo? Nos EUA, esse debate se intensificou no mês passado depois que a Time Warner (uma das maiores operadoras de cabo do país) criou um aplicativo para iPad para transmitir parte da sua programação ao vivo.
O aplicativo só funciona para assinantes do serviço de cabo e internet da Time Warner e apenas nos limites do sinal de web sem fio na residência.
Mas mesmo essa limitação física não impediu que os canais de TV protestassem. Para eles, o acordo com as operadoras de cabo não inclui os direitos de transmissão pelo iPad.
Devido aos protestos, canais como Animal Planet, Comedy Central, FX e MTV saíram da programação da Time Warner no aplicativo.
Porém, a disputa está só começando, já que a Viacom (dona da MTV, entre outros) entrou com uma ação anteontem na Justiça americana contra a Time Warner, que fez o mesmo contra o estúdio.
Para a Viacom, a transmissão do seu sinal ao vivo pelo iPad representa um "dano substancial e irreparável" para seu negócio.
A Viacom, é importante lembrar, também está envolvida em disputa judicial contra o Google e YouTube em que pede US$ 1 bilhão de reparação pelo uso dos seus programas no site de vídeos. Ela perdeu na primeira instância, mas está recorrendo.
Já a operadora ingressou com um pedido para que a Justiça estabeleça que ela tem o direito de transmitir o sinal para qualquer aparelho que o usuário quiser dentro da sua casa.
Na visão da Viacom, ela pode fazer transmitir o sinal para qualquer aparelho desde que seja pela rede de cabos, e não pela internet.
Segundo a Time Warner, o sucesso do aplicativo (já teve mais de 360 mil downloads desde 15 de março) mostra que os consumidores estão interessados na "conveniência e na flexibilidade" do programa, que conta hoje com 43 canais ao vivo, como CNN e AMC.
A disputa não deve parar por aí. Primeiro, porque é possível que outros canais também ingressem na Justiça. E, segundo, porque a Cablevision (outra grande operadora de TV a cabo) lançou nesta semana o seu aplicativo para iPad, com cerca de 300 canais.
A Cablevision defende que o seu caso não é o mesmo que o da rival.
De acordo com ela, o seu sinal não é transmitido pela internet, mas que o aplicativo transforma o aparelho da Apple em uma TV adicional.


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