São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia proíbe importações de carnes da JBS

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Rússia proibiu importações de carne bovina e de frango de várias unidades processadoras do Brasil, incluindo da JBS, maior produtora de carne do mundo.
As informações foram publicadas no site da agência sanitária russa, Rosselkhoznadzor.
Somente da JBS, a Rússia suspendeu a importação de quatro unidades brasileiras, localizadas em Barra dos Garças, Campo Grande, Naviraí e Araputanga.
Uma unidade da Argentina e outra dos EUA também foram desabilitadas a exportar para a Rússia.
Segundo a agência russa, as unidades apresentaram registros do antibiótico oxitetraciclina, E-coli e listeria.
A JBS informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que desconhece o motivo da suspensão.
Diz ainda que manterá o fornecimento aos clientes russos por meio de outras unidades habilitadas no Brasil e em outros países aptos a exportar para o país.
A Rússia concedeu permissão para 126 fábricas brasileiras fornecerem carne bovina.
Outras unidades da JBS ainda têm permissão para enviar carne à Rússia, mas algumas delas estão passando por controles mais rigorosos.
Grande importadora de carne, a Rússia regularmente impõe bloqueios sobre produtos de países atingidos por doenças e de fábricas específicas se encontra em seus produtos substâncias perigosas.
Normalmente, os bloqueios são retirados depois que os produtores resolvem os problemas.
Em maio, os Estados Unidos devolveram um carregamento da JBS após terem detectado a presença do vermífugo ivermectina acima do limite permitido pela legislação.
O episódio resultou na suspensão das importações de carne brasileira pelos Estados Unidos, que enviaram uma missão ao país para avaliar a situação dos frigoríficos.
A equipe deve terminar os trabalhos no próximo dia 22. O setor aguarda para outubro a retomada das exportações aos Estados Unidos.


Texto Anterior: Commodities: Na contramão do setor, Minerva diz estar pronto para aquisições
Próximo Texto: Análise/Pecuária: Confinamento traz ganhos a produtores e a consumidores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.