São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA têm "desaceleração generalizada", afirma BC

Relatório do Fed mostra que recuperação da economia americana perde força

Presidente americano aponta uma retomada "dolorosamente lenta" e pede que o Congresso aprove corte de imposto

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A economia americana continuou a se expandir entre meados de julho e o mês passado, mas com "sinais generalizados de desaceleração", afirmou o Fed (banco central dos EUA).
Segundo o livro bege (relatório periódico feito pelo Fed sobre a situação da economia americana), cinco regiões tiveram avanço em ritmo moderado e duas apresentaram "desenvolvimentos positivos ou melhoras".
Nas outras cinco regiões, as condições econômicas eram mistas ou estavam se desacelerando.
O atual relato do Fed já mostra uma diferença acentuada em relação ao anterior, para o período de junho e julho. Na ocasião, a autoridade monetária afirmou que a "atividade econômica tem continuado a subir".
O livro bege, divulgado ontem, reitera a posição do Fed de que a recuperação da crise perdeu força, mas que a economia não voltou a se contrair. Em junho, o presidente do Fed, Ben Bernanke, afirmou que as "precondições para a retomada do crescimento em 2011 parecem estar no lugar".
Os dados mais recentes sobre a economia dos EUA têm aumentado os temores de que a recuperação possa estar perdendo força. O setor de construção, por exemplo, continua com problemas.
O presidente Barack Obama afirmou ontem que a retomada vem sendo "dolorosamente lenta" e pediu para que o Congresso aprove medidas de corte de impostos para a classe média e para as empresas, e também autorize a alta de tributos para os mais ricos.
Ele acusou a oposição de pensar mais nas eleições parlamentares do que no país.


Texto Anterior: Mercado: Bolsa de SP recua 0,51%, com queda dos papéis da Petrobras
Próximo Texto: Alexandre Hohagen: Comédia virtual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.