São Paulo, terça-feira, 09 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bird sugere padrão-ouro, e preço sobe

DO "FINANCIAL TIMES"

O ouro foi cotado acima de US$ 1.400 por onça-troy (31,1 gramas) ontem, após o presidente do Bird (Banco Mundial), Robert Zoellick, declarar que as grandes economias deveriam avaliar a adoção de um novo padrão-ouro para guiar o mercado de moedas.
Operadores disseram que os comentários de Zoellick deram suporte ao preço do metal precioso, mas acrescentaram que preocupações sobre a dívida da Irlanda também contribuíram para a alta.
Zoellick fez a sugestão aos líderes do G20 reunidos em Seul. Para ele, as maiores economias do mundo deveriam considerar o emprego do ouro como referência internacional para as expectativas do mercado sobre inflação e taxas de câmbio futuras.
"Apesar de a literatura ver o ouro como o velho dinheiro, mercados estão usando-o como um ativo monetário alternativo hoje", disse Zoellick em artigo no "Financial Times".
Em Londres, o preço do ouro à vista atingiu a máxima de US$ 1.407 por onça-troy -altas de 1% no dia e de 28% desde janeiro.


Texto Anterior: Dilma herdará Brasil no G10 do FMI
Próximo Texto: Lula vai cobrar ação conjunta de países contra a "guerra cambial"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.