São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado ainda vê estatal com desconfiança

DE SÃO PAULO

A Eletrobras pode enfrentar problemas para cumprir as metas de investimento definidas pelo governo. Apesar de ter iniciado em 2008 um plano de modernização da gestão, o mercado ainda vê a estatal com extrema desconfiança.
Relatório recente do Itaú BBA apontou, sem meias palavras, que o mercado considera a Eletrobras uma "caixa-preta". O relatório afirma que a empresa é ineficiente, não garante retorno dos investimentos e tem alto risco político.
Segundo Marcos Severine, analista do setor elétrico, a empresa já "destruiu" R$ 34 bilhões, com a baixa no valor das ações e com a redução da capacidade de levantar empréstimos.
Severine diz que a empresa precisa reformar a gestão, a começar pela comunicação com o mercado.
"Melhorar a comunicação é essencial e, diria, a parte fácil. A empresa precisa tomar medidas operacionais para melhorar o desempenho financeiro. Do contrário, não terá como sustentar investimentos."
Márcio Prado, analista do Santander, afirma que a Eletrobras ainda tem condições de acessar capital no mercado para investimentos, mas lembra que é ruim a qualidade das informações sobre os projetos.
Para Ricardo Corrêa, analista da Ativa, a Eletrobras precisa demonstrar mais disposição para esclarecer seus investimentos. "Vai ter que provar que respeita o mercado. Acho difícil alguém se interessar em participar de uma capitalização da Eletrobras", diz.
(AGNALDO BRITO E TONI SCIARETTA)


Texto Anterior: Dilma cobra mais energia da Amazônia
Próximo Texto: FGTS tem arrecadação recorde com mais emprego
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.