São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Havaí suspende aulas e tem ano letivo mais curto

DO "NEW YORK TIMES"

Era sexta-feira, em Mililani (Havaí), e Marie Marte, diretora de uma faculdade on-line que atende a membros das forças armadas norte-americanas, deveria estar em seu escritório. Suas filhas Nira, 11, e Sonia, 9, deveriam estar na escola.
Mas Marte estava sentada diante de um laptop na sala de jantar de sua casa.
"Você já enviou sua matrícula?", perguntou a um aluno no telefone, tentando superar o ruído das risadas que vinham do quintal, onde suas filhas e algumas outras crianças brincavam.
Era a 17ª e última sexta-feira de licença escolar no ano letivo, o dia final de uma experiência de corte de custos que levou ao fechamento das escolas do Estado, causou indignação entre pais e perturbou o mais delicado dos equilíbrios para as famílias que têm filhos: o da rotina semanal.
Durante 17 sextas-feiras, os pais relutantemente tiveram de trabalhar de casa ou de empregar dias de licença ou alegar doenças.
Muitos deles se viram forçados a recorrer a programas de creche que surgiram para atender a essa demanda, com preços de US$ 25 a US$ 50 por criança/dia.
Semanas de aula de quatro dias já haviam sido utilizadas por alguns distritos rurais dos EUA, especialmente durante as crises do petróleo dos anos 1970.
Na atual crise, o número de distritos escolares que recorreram a esse método chegou a 120, e há outros que estudam a mudança.
Mas o Havaí é um caso extremo. Fechou escolas não só nas áreas rurais mas também nos bairros de edifícios de Honolulu.
Ao contrário da maioria dos distritos que adotaram semanas de aula de quatro dias, o Havaí não estendeu o horário dos dias letivos restantes: seu ano letivo de 163 dias se tornou o mais curto dos Estados Unidos.
As licenças deviam originalmente se estender por dois anos, mas os protestos foram tão intensos que um acordo foi fechado para restaurar a semana regular no novo ano letivo.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Para economizar, condado encerra sistema de ônibus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.