São Paulo, segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MERCADO DE AÇÕES

Ferramenta ajuda tomada de decisão em operações diárias na Bolsa

DE SÃO PAULO

O amadurecimento do mercado de ações brasileiro abre oportunidades para a criação de serviços voltados para acurar a tomada de decisões na rotina das transações.
A empresa de tecnologia financeira, Cedros Finances, encontrou demanda nos investidores pessoa física focados nas operações de ganho diário em Bolsa de Valores.
Considerada uma operação de risco, o "daytrade", como é chamada a compra e venda de papéis em um mesmo dia, envolve conhecimento de mercado com análise gráfica para a identificação de tendências nos papéis.
A ferramenta Hunter propõe uma contribuição tecnológica no processo de decisão para o investidor comprar ou se desfazer do papel.
Com ações selecionadas em uma planilha de cotações-ferramenta usada por quem opera-, investidores selecionam um período para que o programa identifique a tendência de um papel.
O computador usa dados recentes das cotações para comprovar uma tendência. Para isso, usa três técnicas diferentes.
Um sinal sonoro é emitido somente se os três métodos confirmarem a tendência. O processo de análise, portanto, passa a ser feito automaticamente -como uma calculadora- e reduz o tempo da análise, componente fundamental na estratégia diária.
Segundo o diretor de negócios da Cedros, Róger Santos, investidores que já utilizavam apenas as três mesmas técnicas para as operações poderão tomar a decisão só com o cálculo do computador.
"Um investidor institucional tem vários insumos [na tomada de decisões]. O investidor pessoa física não", diz.
A empresa estima em 15 mil as pessoas físicas que praticam operações diárias na Bolsa. Pretende alcançar 1.500 assinantes do serviço, que custa a partir de R$ 150/mês, até o meio do ano que vem.


Texto Anterior: Eu invisto em
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.