São Paulo, segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EU INVISTO EM

Micaela Góes,
apresentadora do Santa Ajuda (GNT)

"Eu e minha sócia investimos na nossa empresa de consultoria em organização. Estamos na etapa do plantio para que daqui a pouco chegue a fase da colheita"

INTERNACIONAL
As Bolsas têm operado em baixa principalmente em mercados consolidados, como os EUA. Vale a pena comprar ações nas Bolsas americanas? Qual é o procedimento?
F.C. , de Campinas

RESPOSTA - Investir em ações fora do Brasil pode ser uma opção menos arriscada, porém, apresenta um risco extra, o cambial. O Conselho Monetário Nacional autorizou em 2006 investimentos de brasileiros em ações no exterior.
Para isso, é preciso abrir uma conta investimento em corretoras no país onde se quer aplicar e enviar recursos via transferência internacional, que pode ser feita pelo banco em que o investidor tem conta no Brasil.
O saldo das transações deve ser informado ao Banco Central e à Receita Federal. Os sites desses dois órgãos têm mais informações sobre procedimentos e sobre os impostos incidentes em ganhos de capital obtidos no exterior.

RENDA FIXA
Ganho pouco mais de um salário mínimo. Posso aplicar R$ 100 em títulos do Tesouro? Devo fazer todo mês? Compensa com valores baixos ou devo ficar só na poupança?
A. F., Jacareí

RESPOSTA - Aplicar parte dos ganhos todos os meses é um bom hábito e requer disciplina. Construir um portfólio diversificado também é uma boa prática porque deve ajudar a diminuir o risco.
A poupança tem rendido em média 7,5% ao ano. Para uma rentabilidade equivalente, um título deve ter taxa mínima de 9,4% ao ano, pois devemos considerar a taxa de custódia - cerca de 0,5% ao ano- e o IR.


Texto Anterior: Bússola: Quais critérios devo priorizar na compra de títulos via Tesouro Direto?
Próximo Texto: Mercado de ações: Ferramenta ajuda tomada de decisão em operações diárias na Bolsa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.