São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2011

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Grupo abc anuncia a aquisição da agência Morya, de Salvador

Empresa que fatura R$ 30 milhões/ano é uma das líderes no Nordeste

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Depois de praticamente esgotar o eixo "Rio-São Paulo", a onda de fusões e aquisições no mercado publicitário começa a avançar para mais regiões do país. O Grupo abc anunciou ontem a aquisição do controle da agência baiana Morya Brasil.
Com previsão de faturar R$ 30 milhões neste ano, a Morya tem escritórios em Salvador, no Recife, em João Pessoa, em Porto Alegre e em São Paulo, além de acordos operacionais em Alagoas, Natal, Fortaleza, Manaus e Goiânia.
Um de seus principais ativos é um banco de dados gigantesco com informações socioeconômicas, culturais e de hábitos de consumo de mídia das mais importantes cidades do Nordeste e do interior do país.
"Com esse investimento, estamos indo à China sem sair do Brasil", diz Nizan Guanaes, presidente do conselho do Grupo abc, que deve faturar R$ 760 milhões neste ano.
"Abrimos recentemente escritórios em Nova York e em San Francisco, mas nosso foco é o Brasil e as oportunidades em regiões que crescem como a China."
O Grupo abc adquiriu 51% da Morya por um valor não revelado. A Folha apurou que a agência foi avaliada em seis vezes sua geração de caixa, patamar inferior aos múltiplos de 10 a 15 pagos pelos grandes grupos estrangeiros por agências no país.
"Deixamos claro que não iríamos participar de um leilão, com aqueles preços malucos", diz o presidente do abc, Guga Valente.

ASSÉDIO EXTERNO
A Morya chegou a ser assediada por grupos estrangeiros, mas decidiu fechar com o abc. "Temos orgulho de poder continuar dizendo que somos a agência mais antiga de capital nacional", diz Fernando Carvalho, fundador da agência há 55 anos. "Apesar da venda do controle, mantivemos a independência."
Carvalho e o filho Cláudio, presidente da agência, e mais um terceiro sócio, Gustavo Queiroz, permanecem à frente do negócio. Com um crescimento acumulado de 75% nos últimos cinco anos, a Morya pretende crescer 25% no ano que vem, impulsionada pela associação com o abc. Eventuais novas aquisições do grupo abc Brasil a dentro serão feitas por meio da Morya.


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