São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2011

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JULIO VASCONCELLOS

Afinidades eletivas


Durante o período eleitoral, os políticos inundam as redes com mensagens para conquistar novos eleitores


A explosão da presença de políticos e de campanhas eleitorais nas redes sociais não é um fenômeno novo. Aqui nesta coluna já abordei aspectos desse fenômeno em mais de uma ocasião.
Assim como acontece com outros produtores de conteúdo que disputam a atenção dos internautas, os políticos, durante o período eleitoral, têm inundado as redes com suas mensagens com o objetivo de conquistar novos eleitores. Como explicarei adiante, ferramentas desenvolvidas para facilitar outro tipo de conquista -a amorosa- via internet podem facilitar e aprimorar esse processo de comunicação e, eventualmente, de controle social.
Na política como nos relacionamentos amorosos, o processo se desenvolve por meio de inúmeras escolhas e uma quase infinidade de possibilidades de formação de pares.
Quando essa busca amorosa passou a ser feita também no mundo virtual -anos atrás-, não foram poucos os sites que surgiram para explorar esse mercado e auxiliar na tentativa de formar pares que tivessem maior grau de afinidade. Dessa forma, otimiza-se o tempo dos envolvidos na busca e também aumentam-se as chances de transformar o encontro on-line em algo duradouro no mundo off-line.
Uma das empresas mais bem-sucedidas e eficazes nessa atividade de formação de pares por meio da internet talvez seja a e-Harmony. O cadastro no site só é possível após a conclusão de um longo e abrangente questionário, que envolve breves testes psicológicos, assim como perguntas diretas a respeito de interesses, preferências e planos de curto, médio e longo prazos. As respostas são utilizadas para alimentar um eficiente algoritmo que aponta as pessoas com maior afinidade no conjunto dessas diversas dimensões.
Foi lançada há poucos meses nos Estados Unidos a ElectNext, que se apresenta como a "e-Harmony da política". Após responder a um questionário com sua opinião a respeito de uma variedade de temas polêmicos e decisivos para o cenário americano (tais como aborto, controle de armas e impostos), o eleitor é apresentado aos políticos em atividade naquele distrito eleitoral que teriam maior grau de afinidade ideológica com aqueles posicionamentos.
O diferencial da ElectNext está no seu posicionamento de marketing/visão e, como em toda start-up promissora, na execução eficiente. Embora ainda seja um mero conceito sem funcionalidades desenvolvidas, a ideia de ser o "e-Harmony da política" é bastante instigante. Como já foi dito, os algoritmos daquele site de relacionamento são eficientes, pois os questionários exploram todas as dimensões e interesses dos indivíduos, traçando um perfil que envolve, inclusive, preferências psicológicas não diretamente declaradas e que são capturadas por meio da aplicação de testes psicológicos indiretos.
Caso decida desenvolver em toda sua extensão essa visão/conceito proposto, a ElectNext poderá evidenciar como boa parte das escolhas dos eleitores decorre de outros motivos subjetivos que não passam, necessariamente, pelo posicionamento ideológico dos candidatos em questões de políticas públicas, que podem ser definidas em termos objetivos e racionais.
Na parte da execução, o diferencial da ElectNext está também em sua integração com as redes sociais como o Facebook, facilitando a viralização da proposta e também o aproveitamento do conteúdo já produzido naquelas redes sociais. Imagino que, no futuro, uma integração com dados do OpenGov, por exemplo, possa ajudar a refinar o perfil dos políticos.
Por fim, no cenário brasileiro, a aplicação da ideia de um site de relacionamento à politica gera desdobramentos interessantes. Como em nosso país ainda grassa a infidelidade partidária, sob suas diversas formas, imagino que a ElectNext terá de adaptar seu posicionamento de marketing para algo como o "Ashley Madison da política" (site de relacionamentos especializado em casos extraconjugais) para poder desembarcar por aqui.

JULIO VASCONCELLOS, 30, economista, é fundador e presidente-executivo do site de compras coletivas Peixe Urbano. Escreve às quintas-feiras, a cada quatro semanas, nesta coluna.

julio.folha@yahoo.com

AMANHÃ EM MERCADO:
Rodolfo Landim



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