São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 2011 |
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Consumidor vai opinar na fase de desenvolvimento DE SÃO PAULO Para os fabricantes, o consumidor não deve existir apenas na hora da compra: ele deve participar também da elaboração do produto. Essa parceria deve se tornar cada vez mais frequente nos próximos anos, quando os carros serão feitos quase que ""sob encomenda". O Fiat Mio, carro-conceito apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro, é exemplo disso. Foi o primeiro automóvel criado com a participação de quase 2 milhões de internautas de 150 países. Os brasileiros foram os mais participativos, com 65% das mensagens enviadas. ""O Fiat Mio difere dos carros-conceito anteriores pelo fato de ser o resultado de um grande volume de contribuições", diz Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia do Produto da Fiat. "Seus conceitos fundamentais são tendências que estarão cada vez mais presentes nos carros do futuro, como a alta eficiência energética e a interatividade entre os ocupantes e o mundo exterior, por meio de novas tecnologias de mídia." Na opinião de Paulo Roberto Garbossa, professor do CEA (Centro de Estudos Automotivos), a tecnologia embarcada será cada vez maior. Ele lembra que, a partir de 2014, todos os carros produzidos no Brasil terão de sair de fábrica com air bag duplo e freios ABS, segundo decisão do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). "Antes, esse itens só constavam em carros de luxo." NOVIDADES ""Quando compra um carro, o consumidor quer que tenha algo diferente, nem que seja um adesivo", explica Garbossa. A customização é uma tendência que deve se firmar nos próximos anos não apenas no segmento de luxo. ""O consumidor quer se diferenciar da multidão, quer mais identificação entre ele e o seu carro", diz Dutra, da Fiat. A solução para quem tem, digamos, um gosto mais ""peculiar" é colocar novos itens, mas guardar os originais -como jogo de rodas. ""Tem gente que só compra o que é fácil vender depois", diz Sergio Reze, presidente da Fenabrave (federação das concessionárias). (TR e CR) Texto Anterior: Preço ainda é barreira para veículo híbrido ou 100% elétrico Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: As guerras de Mantega e o G20 Índice | Comunicar Erros |
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