São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 2011

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Consumidor vai opinar na fase de desenvolvimento

DE SÃO PAULO

Para os fabricantes, o consumidor não deve existir apenas na hora da compra: ele deve participar também da elaboração do produto.
Essa parceria deve se tornar cada vez mais frequente nos próximos anos, quando os carros serão feitos quase que ""sob encomenda".
O Fiat Mio, carro-conceito apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro, é exemplo disso.
Foi o primeiro automóvel criado com a participação de quase 2 milhões de internautas de 150 países. Os brasileiros foram os mais participativos, com 65% das mensagens enviadas.
""O Fiat Mio difere dos carros-conceito anteriores pelo fato de ser o resultado de um grande volume de contribuições", diz Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia do Produto da Fiat.
"Seus conceitos fundamentais são tendências que estarão cada vez mais presentes nos carros do futuro, como a alta eficiência energética e a interatividade entre os ocupantes e o mundo exterior, por meio de novas tecnologias de mídia."
Na opinião de Paulo Roberto Garbossa, professor do CEA (Centro de Estudos Automotivos), a tecnologia embarcada será cada vez maior.
Ele lembra que, a partir de 2014, todos os carros produzidos no Brasil terão de sair de fábrica com air bag duplo e freios ABS, segundo decisão do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). "Antes, esse itens só constavam em carros de luxo."

NOVIDADES
""Quando compra um carro, o consumidor quer que tenha algo diferente, nem que seja um adesivo", explica Garbossa.
A customização é uma tendência que deve se firmar nos próximos anos não apenas no segmento de luxo. ""O consumidor quer se diferenciar da multidão, quer mais identificação entre ele e o seu carro", diz Dutra, da Fiat.
A solução para quem tem, digamos, um gosto mais ""peculiar" é colocar novos itens, mas guardar os originais -como jogo de rodas.
""Tem gente que só compra o que é fácil vender depois", diz Sergio Reze, presidente da Fenabrave (federação das concessionárias). (TR e CR)


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