São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Agência estuda punir empresas pouco eficientes

DO EDITOR-ASSISTENTE DE MERCADO

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) quer estimular a concorrência entre os planos de saúde, premiando a eficiência.
Fábio Fassini, gerente-geral da ANS, afirma que as empresas precisam melhorar a gestão e que a agência estuda formas de punir empresas pouco eficientes, que poderiam ter o reajuste autorizado anualmente pela ANS limitado.
"Não é justo que empresas que invistam em programas de promoção e prevenção e treinamento tenham o mesmo reajuste daquelas que se veem como intermediários financeiros", disse.
Outro ponto em estudo é o incentivo ao que chamam de "envelhecimento ativo do idoso". O cliente que participa de programas de prevenção poderia ter abatimento na mensalidade, já que as chances de usarem o convênio seriam reduzidas.
O saúde-previdência, ou VGBL-Saúde, também está sendo analisado. "É a possibilidade de usar os recursos de um plano de capitalização no abatimento de despesas futuras com saúde."
Segundo Fassini, a ANS ainda deve ampliar o período em que conveniado pode trocar de plano sem cumprir nova carência -hoje só é possível fazer a transferência no aniversário do plano ou no mês seguinte.
Para 2012, a agência prevê a criação de reajustes diferenciados por região, medida que as empresas veem com bons olhos. (PM)



Texto Anterior: Estratégia: Empresas incentivam prevenção
Próximo Texto: Análise: Operadoras e governo devem buscar solução em conjunto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.