São Paulo, sexta-feira, 11 de junho de 2010

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Apple deve ser investigada por restringir anúncio

DO "FINANCIAL TIMES"

As autoridades antitruste dos EUA planejam investigar se a Apple está impondo restrições desleais a rivais como Google e Microsoft no mercado de publicidade para veiculação em iPhone, iPad e iPod, disseram pessoas conhecedoras da situação.
A Apple criou uma rede própria para a venda de publicidade convencional, interativa e em vídeo para aplicativos. Na segunda, ela anunciou que já vendeu US$ 60 milhões em anúncios.
O caso provocou uma das raras disputas públicas entre Google e Apple, com o primeiro alegando que sua rede de publicidade em celular, líder nesse setor, estava a ponto de ser excluída ilegalmente dos aparelhos da Apple.
A disputa surgiu menos de um mês depois de as autoridades antitruste americanas encerrarem ampla investigação sobre a possibilidade de que o Google venha a adquirir poderio excessivo no setor de publicidade móvel.
De acordo com duas pessoas que conhecem a situação de perto, os órgão regulatórios dos EUA já estão acompanhando as ações da Apple.
As recentes regras da Apple para os criadores de aplicativos destinados aos seus aparelhos limitam as situações em que podem enviar dados sobre audiência que são essenciais para a eficácia da publicidade em celular.


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