São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toyota pode cair para 3º no ranking mundial

Terremoto no Japão afeta montadora

DA REUTERS

A Toyota pode perder o posto de maior montadora do mundo para a GM e ser passada até pela Volkswagen, hoje terceira colocada.
A produção da japonesa foi afetada pelo terremoto ocorrido em março e que devastou o nordeste do Japão, onde o grupo está instalado.
O desastre nuclear e os problemas de energia reforçaram a lista de dificuldades.
A Toyota previu queda de 35% no lucro, para 300 bilhões de ienes (R$ 5,93 bilhões), no ano fiscal que se encerra em março de 2012, abaixo da estimativa do mercado de 434 bilhões de ienes.
"Essa é provavelmente mais uma estimativa conservadora da Toyota, mas a empresa está prevendo um prejuízo no primeiro semestre fiscal, então podemos ver o quão sério é o estrago que foi causado pelo terremoto", afirmou Koichi Ogawa, gestor de portfólio na Daiwa SB.
A Toyota reiterou o plano de restaurar a produção em níveis anteriores ao tremor até novembro, apoiada por uma recuperação na cadeia de suprimento de autopeças.
De janeiro a março, a Toyota vendeu 1,8 milhão de veículos no mundo -menos que os 2,22 milhões da americana GM e que os 1,99 milhões da alemã Volkswagen. A empresa prevê vendas de 7,24 milhões em 2011, ante 7,31 milhões no ano passado.


Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: Empresa americana investe em máquina, não em gente
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.