São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

União traz ganhos para as empresas e os produtores

DO COLUNISTA DA FOLHA

Para obter um retorno confiável do campo, a Pepsico desenvolve variedades adequadas para os diversos produtos que utiliza, levando em consideração as peculiaridades de cada região.
"O resultado é um produto de melhor qualidade, com uso de menos agroquímicos, custos menores para a empresa e renda maior para os produtores", diz Tarasuk.
Com uma demanda grande por batata, aveia, milho, girassol, trigo e óleo de palma para a fabricação de seus produtos, a Pepsico buscou parcerias com empresas que detêm tecnologia no setor agrícola, como a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Agropalma.
Além disso, utiliza tecnologias das líderes de mercado como Syngenta, Basf, Pionner e Monsanto para o desenvolvimento de variedades de milho e de girassol.
"Não queremos reinventar a roda", diz Tarasuk.
A empresa tem centros de pesquisas nos Estados Unidos, no México, na Austrália, na Inglaterra e no Peru.
Em alguns desses centros, como o do Peru, a empresa consegue cultivares adaptados ao clima tropical, trazendo novidades para o Brasil.

RENTABILIDADE
Essas empresas fazem contratos com os produtores, fornecem sementes adequadas e garantem rentabilidade. Na avaliação dos executivos, ganha a indústria -que consegue um produto com origem conhecida e custos menores- e ganham os produtores, cuja rentabilidade é garantida.
A presença da AmBev no campo também visa a busca de variedades de maior produtividade e a obtenção de um produto de melhor qualidade. Além disso, a empresa tem garantia de oferta de produto e renda aos produtores, segundo Otto.
Em alguns casos, as indústrias já fazem o controle de qualidade na própria lavoura. Alguns produtores da Pepsico, que consome 125 mil toneladas de batata por ano, descascam o produto na hora da colheita, cortam e fritam para ver se a matéria-prima atinge a qualidade exigida pela indústria. (MZ)


Texto Anterior: Produção de açúcar deve ficar estável no centro-sul
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.