São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Financiamento de imóveis bate recorde no semestre

Bancos emprestaram R$ 23,8 bilhões com recursos da poupança no período

Percentual de financiamento dos imóveis vem crescendo e atingiu 61,9% do valor total da moradia

TATIANA RESENDE
DE SÃO PAULO

As operações de crédito imobiliário com recursos da poupança atingiram R$ 23,8 bilhões no primeiro semestre deste ano, registrando o melhor resultado para esse período na série histórica iniciada em 1967.
De acordo com a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), o valor superou em 77% o montante contabilizado no mesmo período do ano passado.
Em quantidade, foram 187,6 mil unidades financiadas, com expansão de 51,5%.
Os dados mostram ainda que o percentual de financiamento vem crescendo nos últimos anos, atingindo no semestre a média de 61,9% do valor total da moradia.
Em 2009, havia ficado em 61,1%, patamar bem acima do contabilizado um ano antes (58,6%). Os números registrados em 2004 (46,8%) e em 2005 (47,8%) mostram que os clientes dos bancos davam mais da metade do valor de entrada para realizar o sonho da casa própria.
Para Luiz Antônio França, presidente da Abecip, essa elevação mostra "claramente uma antecipação de compras", devido às condições de crédito mais favoráveis ao tomador do empréstimo, com taxas de juros menores e prazos mais longos.
Para o executivo, a tendência é que o percentual continue subindo -a experiência mundial aponta que 80% é um nível sustentável.
Estudo encomendado pela Abecip à MB Associados mostra que não há bolha imobiliária no país.
Para o economista José Roberto Mendonça de Barros, não há endividamento excessivo e a massa salarial real deve continuar crescendo.


Texto Anterior: Vaivém - Mauro Zafalon: Cebola e banana já trazem mais renda agrícola
Próximo Texto: Mercado: Bolsa paulista tem pior dia em 6 semanas com pessimismo externo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.