São Paulo, quarta-feira, 12 de outubro de 2011

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Sinalização para turistas no país é criticada

Pesquisa entre visitantes revela que telefonia, internet e rodovias também têm falhas

DE BRASÍLIA

Campeão em hospitalidade, o Brasil ainda tropeça em oferecer estrutura básica para os 5,1 milhões de turistas estrangeiros que vieram ao país em 2010. Pesquisa do Ministério do Turismo revela que os turistas de outras nacionalidades colocam a sinalização para visitantes, as rodovias e a internet entre os piores itens avaliados.
A pesquisa colheu 39 mil entrevistas, entre janeiro e outubro do ano passado. Eles foram abordados em salas de embarque de 15 aeroportos internacionais e postos da Polícia Federal em saídas de 12 fronteiras terrestres. De acordo com o levantamento, as maiores aprovações são para hospitalidade (97,8% de bom e muito bom), gastronomia (95,5%) e alojamento (94%).
A sinalização para turistas (76,5%), telefonia e internet (73,8) e rodovias (66%) são as piores avaliações. Em último lugar estão os preços oferecidos aos turistas (59,9%) -esse número, porém, muda conforme a cotação do dólar.
O aumento da demanda pelos aeroportos brasileiros nos últimos anos, que causou um apagão no setor, não foi uma influência determinante durante a viagem de estrangeiros para o país. Os aeroportos receberam avaliação de bom e muito bom de 81% dos turistas em 2010 -apenas quatro pontos percentuais menos do que em 2004, quando o setor não enfrentava demanda interna tão alta.
A expectativa do governo é melhorar a infraestrutura turística até 2014, quando são esperados 600 mil estrangeiros durante a Copa do Mundo. Hoje, contudo, a contribuição do esporte para o turismo é pífia: 1,7% dos estrangeiros vieram ao país por esse motivo. A praia brasileira ainda é a principal atração (60%), seguida do turismo de natureza (26%), entre os que vieram ao país por lazer.


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