São Paulo, quarta-feira, 12 de outubro de 2011

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SBT é multado em R$ 1 mi por propaganda disfarçada

Ministério da Justiça aponta merchandising escondido em atrações infantis; emissora não comenta decisão

LORENNA RODRIGUES
DE BRASÍLIA

O SBT terá de pagar multa de R$ 1 milhão por suposta propaganda disfarçada em seus programas infantis. O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, puniu a emissora por esconder o que seria merchandising nas atrações "Carrossel Animado", "Bom Dia e Cia", "Sábado Animado" e "Domingo Animado".
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a publicidade em programas infantis deve ser explícita. Um dos problemas citados pelo departamento ocorreu no programa da apresentadora mirim Maísa. Em jogos por telefone, ela dizia a marca dos prêmios, em vez do nome dos produtos, o que, de acordo com o órgão, caracteriza publicidade abusiva.
Além disso, imagens da marca são mostradas de forma recorrente na tela, o que pode influenciar crianças, consideradas mais suscetíveis à publicidade.
"Os apresentadores também utilizam o diálogo informal e o elogio a determinados produtos, tais como: 'Tal brinquedo é muito legal! Você vai se divertir muito!'", diz nota do departamento.
O SBT disse não ter sido notificado da multa e que não comentaria a decisão.

SEMP TOSHIBA
Ontem, o DPDC multou também a Semp Toshiba pela demora na convocação de recall para a substituição de peças defeituosas de DVDs players portáteis que poderiam causar queimaduras em seus usuários.
A empresa terá de pagar R$ 490,6 mil. Segundo o departamento, a Semp Toshiba não comunicou imediatamente consumidores e autoridades sobre problemas em aparelhos fabricados entre janeiro de 2005 e março de 2006.
Cabos dos DVDs players com defeito superaqueciam, o que deformava a parte inferior do aparelho, que deixava de funcionar e poderia até ferir os consumidores.
A Semp disse que nenhum executivo estava disponível para comentar o caso.


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