São Paulo, sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jornais debatem fusão de Redações impressa e digital

Evento reúne editor-executivo da Folha e diretor de conteúdo do Grupo Estado

DE SÃO PAULO

Em debate sobre redações integradas durante o seminário internacional de jornalismo on-line MediaOn ontem no Instituto Itaú Cultural, o editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, disse que uma de suas missões ao assumir o cargo foi integrar efetivamente as redações do jornal e do on-line.
"Eliminamos o duplo comando e estamos transformando a redação em um centro captador de notícias que funciona 24 horas", disse. "O repórter sai para a rua sem necessariamente saber onde a informação será publicada. Isso cada vez importa menos."
Segundo Dávila, não existe uma "fórmula certa" para integrar as plataformas analógica e digital. "Ninguém no mundo está seguro sobre onde isso vai chegar."
Dávila, que dividiu o palco com o diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, afirmou ainda que o jornal conta com uma equipe "futurística", criada para pensar sobre novas plataformas e novas mídias, incluindo redes sociais.
Gandour fez uma apresentação sobre a evolução do processo de integração. Afirmou que os jornais saíram da fase de reaproveitamento puro e simples de conteúdo e estão hoje caminhando para uma "convergência" entre as mídias impressa e digital.
Para Gandour, os tablets, como o iPad, resgatam o valor da edição e o prazer da leitura com calma. "O leitor vê valor [na leitura nos tablets] e até topa pagar por isso."
(MARIANA BARBOSA)


Texto Anterior: Balanço 3: Fibria avalia pagar aos acionistas dividendos
Próximo Texto: Lula joga solução da "guerra" para pós-G20
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.