São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 2011

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Na primeira edição, feira de arte no RJ vende R$ 120 mi em obras

Movimento na ArtRio supera o da SP Arte, evento pioneiro no país

PEDRO SOARES

DO RIO

Em um sinal do crescente interesse pela arte brasileira, a primeira edição da feira ArtRio levou ao píer Mauá, na zona portuária do Rio, 46 mil pessoas e gerou negócios de R$ 120 milhões durante os cinco dias do evento.
Encerrada no domingo, a feira contou com 83 galerias -quase metade do exterior. Nos estandes estavam à venda cerâmicas do espanhol Pablo Picasso, pinturas e esculturas do colombiano Fernando Botero e obras de modernistas brasileiros como Volpi e contemporâneos como Ernesto Neto.
Os números superaram as expectativas iniciais dos organizadores, que previam 20 mil visitantes e negócios de R$ 100 milhões. Eles atribuem o sucesso ao fato inédito de o governo do Rio ter concedido isenção de ICMS para todas as obras vendidas, inclusive as comercializadas por galerias estrangeiras.
Em sua edição de estreia, a ArtRio conseguiu bater a SP Arte, pioneira no país, tanto em público como em movimento financeiro.
Realizado em maio, o evento paulistano foi visitado por 18 mil pessoas e girou cerca de R$ 40 milhões, segundo estimativa dos galeristas, já que a organização do evento não divulga um número oficial de negócios.
"Nossa intenção é nos tornarmos a quinta maior feira de arte do mundo", disse Elisangela Valadares, uma das idealizadoras da ArtRio.


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