São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chinês eleva a demanda por títulos europeus

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A China teve papel fundamental no sucesso das emissões de títulos de economias europeias realizadas nos últimos dias.
Espanha, Portugal e Itália foram bem-sucedidos nos lançamentos de papéis da dívida pública, em parte devido ao apetite dos asiáticos.
"Somos grandes compradores e temos visão de longo prazo de nossos investimentos na Europa", resumiu ao jornal "The Guardian" Yi Gang, vice-presidente do Banco Popular da China, o BC local.
O interesse econômico do país asiático se justifica pela necessidade de proteger o euro de uma maior desvalorização, o que encareceria as exportações para a Europa, hoje o maior mercado para os produtos chineses.
Além disso, o aumento da demanda por euro pode impedir que os ativos da China atrelados à moeda única europeia se desvalorizem e ainda pode ajudar a diminuir a dependência do dólar para a formação de reservas.
Na semana passada, durante visita à Espanha, o vice-premiê chinês, Li Keqiang, já havia indicado que seu país compraria títulos da dívida espanhola.
"Faremos nosso melhor para estabilizar [a crise na Europa] e ajudar na integração da União Europeia", disse.
Nessa ocasião, também anunciou acordos comerciais bilaterais, no valor de 5,6 bilhões.
Antes da oferta de ontem, a China já controlava 13% da dívida soberana da Espanha.
Além da China, o Japão também aposta na recuperação da Europa e anunciou nesta semana que vai comprar títulos que fundos europeus de ajuda econômica lançarão neste mês para auxiliar a economia da Irlanda.


Texto Anterior: China dá passo para internacionalizar yuan
Próximo Texto: 3G supera banda larga fixa no Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.