São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Starbucks dá 1º passo para abrir lojas na Índia

DE SÃO PAULO

A Starbucks deu ontem o primeiro passo para entrar no mercado indiano: assinou memorando de entendimento com o Tata Coffee para comprar grãos e explorar a possibilidade de abrir lojas da rede no país.
Na Índia, empresas estrangeiras que vendem apenas uma marca podem deter até 51% das operações.
Com a aliança com o conglomerado indiano (Tata Group), a Starbucks quer ganhar com a popularidade crescente desse tipo de bebida na Índia, país onde muitos ainda preferem chá.
Além de ser uma das economias que mais crescem no mundo, a Índia tem uma população jovem (cerca de metade tem menos de 25 anos), que tem mais renda disponível (comparada à de seus pais quando jovens) e é atraída pelo apelo das grandes redes ocidentais.
A Starbucks foi fortemente atingida pela crise econômica de 2008, mas, após ter fechado lojas, cortado vagas e expandido linhas de produtos, suas vendas voltaram a crescer e, em 2010, seu lucro mais que dobrou.
Agora, o gigante do café mira a expansão em mercados como a China -onde quer elevar de 400 para 1.500 o número de lojas.


Texto Anterior: Setor prevê redução da safra de café em 2011
Próximo Texto: Análise/Agronegócio: Índia mantém mercado de açúcar sob tensão no curto prazo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.