São Paulo, sábado, 14 de maio de 2011

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TIM começa a vender iPhone 3G abaixo de R$ 1.000

Redução de R$ 500 visa atrair classe C e massificá-lo entre aparelhos pré-pagos; venda será em até 12 parcelas

Para especialistas, medida vai aumentar participação dos smartphones entre os celulares, hoje de 10%

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

Sonho de consumo de boa parte dos usuários de celular no Brasil, o iPhone, da Apple, começa a ser vendido desbloqueado, pela primeira vez, numa faixa de preço abaixo R$ 1.000.
A partir da próxima semana, o aparelho 3 GS da Apple -geração anterior ao iPhone 4- será vendido nas lojas da TIM por R$ 999 desbloqueado e sem contrato de fidelidade.
"Hoje não há nenhum aparelho que capture mais a atenção do consumidor brasileiro do que o iPhone. Não temos dúvida de que o aparelho chegará à classe C", diz Roger Solé, diretor de marketing da TIM.
Os aparelhos de 8 GB poderão ser parcelados em até 12 vezes. A TIM acredita que boa parte dos compradores do iPhone 3 GS virá de clientes pré-pagos, como os usuários do plano Infinity Pré, que permite acesso a internet por R$ 0,5 ao dia.
A estratégia de cortar R$ 500 do preço do iPhone 3GS -até agora eram cobrados R$ 1.499- partiu depois de uma pesquisa feita pela TIM em todo o país.
A conclusão foi que apenas os usuários das classes A ou B, que já tinham iPhone, importavam-se realmente com a versão do aparelho.
"Para a maioria dos usuários da classe C, não fazia tanta diferença", diz.
Embora não revele o número disponível, Solé destacou que o número de iPhones à venda está "bem acima de 10 mil unidades".

EXPANSÃO
Em 2010 os smartphones responderam por 5 milhões dos quase 58 milhões de celulares vendidos, segundo a consultoria Gartner.
A proporção ainda é pequena, mas cortes de preço como aconteceram com os notebooks nos últimos anos poderão fazer com que os smartphones se popularizem nas camadas de baixa renda.
Segundo a Nielsen Brasil, apenas 11% dos usuários de celulares da classe C e 4% da classe D têm esses aparelhos.
"A queda de preços permitirá aumentar a penetração para próximo dos mercados desenvolvidos, hoje em 25%", diz Thiago Moreira, diretor de Telecom da Nielsen.

REDE
Segundo Raul Aguirre, presidente da consultoria AT Kearney, a combinação de planos de baixo custo de acesso a dados e de smartphones igualmente baratos tende a desafiar a capacidade da rede das operadoras.
Hoje a TIM tem 1,3 milhão de usuários únicos por dia do plano Infinity Pré -de uma base de mais de 8,3 milhões de pessoas.
Para aguentar a demanda, a operadora está ajustando sua infraestrutura e também trabalhando com a rede da Intelig, adquirida em 2009.


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