São Paulo, sábado, 14 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Marketing da pegadinha

Gringas do " Pânico" são garotas-propaganda de concorrente da patrocinadora do programa

ELISANGELA ROXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há dez semanas, duas garotas de aparência europeia e formas voluptuosa provocam brasileiros no dominical "Pânico na TV!" (Rede TV!).
Em visita ao Brasil, Michaela e Dominika estrelaram o reality "As Tchecas do Brazil": desfilaram na Sapucaí ao lado de Gisele Bündchen, passearam em São Paulo com microvestidos e jogaram capoeira no Pelourinho com Sabrina Sato.
O que o telespectador do programa de maior audiência da Rede TV! não sabe, no entanto, é que tudo isso não passa de uma pegadinha.
As loiras são garotas-propaganda de uma nova marca de cerveja, a Proibida, que será lançada pela CBBP (Companhia Brasileira de Cervejas Premium).
E a turma do "Pânico", mestre em aplicar peças em celebridades, se envolveu na campanha de lançamento de uma marca concorrente de sua patrocinadora, a Skol.
O feitiço virou contra o feiticeiro? Ou o "Pânico" está enganando o público?
Segundo comunicado da assessoria de imprensa da cerveja disparado na noite de ontem, o "Pânico" não sabia da campanha.

MARKETING VIRAL
Tudo começou com um viral de internet. As loiras espalharam pela web brasileira pedidos de dicas para sua tão sonhada viagem ao país.
Ao adotar como sobrenome o termo "weluvbrazil" (corruptela de "nós amamos o Brasil", em inglês), as moças enviaram mensagens via Twitter, Facebook, YouTube e num blog no Posterous. Logo caíram no gosto de blogueiros e internautas.
Em um dos vídeos, a dupla dá uma deixa estranha: elogia a beleza de Sabrina Sato.
O apresentador do "Pânico" Emílio Surita contou à Folha ter visto as duas em um desses vídeos.
Legendado em português, o vídeo já havia sido visto mais de 1 milhão de vezes.
Impressionado, Surita fez a indicação de pauta. "Pedi para a produtora ir atrás."
Só que quem respondeu à mensagem do "Pânico" foi a equipe de marketing da cervejaria nordestina CBBP, que administrava as contas de Michaela e Dominika "Weluvbrazil" nas redes sociais. A produção do "Pânico" diz que acreditava estar falando diretamente com a dupla.
Quando elas desembarcaram no Brasil -com as passagens pagas pela CBBP-, o "Pânico" já as esperava com as câmeras ligadas.

AZARÕES
Foi o presidente da CBBP, João Carlos Noronha, e seu diretor de marketing, Lucas Afonso, que escolheram a dupla pessoalmente em casting realizado em Londres.
Segundo Noronha, a estratégia montada para o lançamento da cerveja Proibida, feita a partir de uma receita tcheca, não mirava o "Pânico", mas foram eles que "caíram na nossa história".
O bordão "libera a tcheca", criado por Sato, também não poderia vir mais a calhar.
Procurado pela Folha, Surita e o diretor-geral do programa, Alan Rapp, disseram desconhecer o engodo.
Afirmaram ainda não saber que Michaela é a personal trainer Michaela Matejkova, e que Dominika (a loira) é Alicia Seffras, modelo e atriz que nem tcheca é.
"Pode ser que tenham nos enganado. Usamos as meninas artisticamente", disse Surita. Na noite da última quinta, Rapp veio até a Folha para ver as fotos da campanha da Proibida estrelada pelas "tchecas". "Só acredito na história quando a cerveja estiver no supermercado", disse. A Proibida deve chegar ao consumidor em junho.
A Ambev, detentora da marca Skol, informou que, se for confirmada quebra de contrato por parte do "Pânico", o programa será acionado judicialmente.


Texto Anterior: Movimento financeiro: China, Europa e taxa de inflação continuam no radar do mercado
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.