São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cade vai suspender de forma temporária a fusão Gol/Webjet

Empresas devem ficar separadas até julgamento pelo conselho

LORENA RODRIGUES
DE BRASÍLIA

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deverá determinar que a Gol e a Webjet assinem um acordo para garantir que as operações das duas empresas sejam mantidas separadas até a análise da fusão.
Segundo a Folha apurou, pelo tamanho do negócio e pela exígua quantidade de concorrentes, a tendência é que o conselho exija a assinatura de um Apro (Acordo de Preservação da Reversibilidade da Operação).
Esse tipo de acordo é firmado em operações que incluem empresas com grande participação de mercado. Foi feito, por exemplo, na compra da Sadia pela Perdigão.
O documento é a forma de o conselho manter as duas empresas funcionando separadamente até a análise final.
No caso Gol/Webjet, a preocupação do Cade é com os slots (horários e locais para pouso e decolagem), ativos concorridos nos principais aeroportos do país. A incorporação dos slots da Webjet poderá dar um grande poder de mercado para a Gol.
O negócio foi anunciado na última sexta. Endividada, mesmo valendo R$ 310,7 milhões a Webjet foi vendida a R$ 96 milhões. A Gol passaria a ter 40,55% do mercado, ante 44,43% da TAM.


Texto Anterior: Vinicius Torres Freire: 'Mercados' se aliviam no mundo
Próximo Texto: Empresa que vigia casa de Edemar é investigada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.