São Paulo, terça-feira, 14 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo quer leiloar pré-sal com novo modelo

Intenção é que a área de Libra seja ofertada

DO RIO

O governo quer leiloar as primeiras áreas na camada pré-sal, sob o novo modelo de partilha, já na primeira metade do ano que vem. Está praticamente definido que a área de Libra, na bacia de Santos, será ofertada.
Estudos feitos pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) indicam que o prospecto pode ser o maior já encontrado no país. Estima-se que Libra tenha até 8 bilhões de barris de petróleo e gás, de acordo com o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida.
Até hoje, a maior descoberta havia sido feita no poço de Tupi, com reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.
Libra está sendo perfurado desde a metade do ano, e a ANP espera encontrar indícios de petróleo e gás nos próximos 15 dias. Magda Chambriard, diretora da agência, disse que testes mais conclusivos deverão ficar prontos em novembro.
"Se essa área for licitada, vai ser um leilão com poucos precedentes no mundo. Será como voltar aos anos 70, no Oriente Médio", afirmou.

APROVAÇÃO
"Vai depender da aprovação do novo modelo no Congresso. Assim que isso for feito, em até quatro meses podemos lançar o edital e fazer o leilão", explicou Almeida.
O novo marco regulatório foi aprovado no Senado, e voltou para a Câmara.
O governo quer votar o projeto em novembro, após as eleições.
O governo poderá segurar o ritmo de colocação de outras áreas do pré-sal nos leilões. Almeida observou que a indústria nacional terá que ter capacidade para atender à forte demanda prevista. (CJ)


Texto Anterior: Eike vende por US$ 700 mi 11% da mineradora MMX a coreanos
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.