São Paulo, terça-feira, 14 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ambiente para negócios na China é justo, diz líder

Em discurso, Wen Jiabao rebateu críticas de múltis sobre atuação no país

Para Wen, as operações estrangeiras na China têm conseguido bons retornos e se tornaram o centro do lucro global

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

Em discurso a alguns dos líderes empresariais mais importantes do mundo, o líder Wen Jiabao afirmou ontem que a China tem um "ambiente de mercado justo e estável" para investimento estrangeiro.
Segundo ele, o país já conta com a presença de mais de 470 das 500 maiores multinacionais do planeta. "Os empreendimentos com investimento estrangeiro conseguem boas operações na China e têm conseguido bons retornos", disse Wen, na abertura do encontro de verão do Fórum Econômico Mundial (Davos), em Tianjin, cidade ao leste de Pequim.
"Muitos [empreendimentos na China] se tornaram o ponto brilhante e o centro de lucro no crescimento dos negócios globais de suas matrizes", apontou.
Wen lembrou o crescimento de 20,7% nos investimentos estrangeiros até julho, em comparação a 2009. Segundo ele, a China é o país emergente que mais recebe investimentos do exterior há 18 anos seguidos.
O discurso é uma aparente resposta às críticas de empresas multinacionais -incluindo a Embraer- contra o suposto aumento do protecionismo chinês.
Críticas essas que, ao menos por parte da americana GE, foram retiradas ontem. Ferdinando Beccalli-Falco, presidente da empresa, disse que as reclamações feitas em julho por outro executivo da empresa, Jeffrey Immelt, foram "mal interpretadas".
"A atitude que as multinacionais devem tomar é trabalhar com o governo chinês, ajudá-los a resolver alguns desses problemas, e não adotar nenhuma estratégia antagonista", apontou.


Texto Anterior: Análise/Soja: Supersafra não significa tranquilidade nos Estados Unidos
Próximo Texto: Mercado: Bolsa tem alta de 1,8%, e dólar cai a R$ 1,716, o menor nível do ano
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.