São Paulo, segunda-feira, 15 de novembro de 2010

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MERCADO ABERTO

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Governo anuncia alcance de metas em setor de telas de LCD

O governo federal deve anunciar amanhã o cumprimento das duas metas definidas para 2010 da Política de Desenvolvimento Produtivo para o setor de displays (telas planas de LCD).
Os porta-vozes da notícia serão Augusto Gadelha, secretário de política de informática do MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia), e Margarida Batista, assessora do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.
As duas metas alcançadas são a criação da indústria de componentes usados na montagem de LCD no país e o estabelecimento de parcerias para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de tela.
No primeiro caso, o governo comemora a decisão da Philips de apostar na montagem de módulos de TV LCD no Brasil, como a criação das chamadas salas limpas (ambientes com baixo nível de impurezas no ar) na Zona Franca de Manaus. Este é considerado pelo governo o primeiro sucesso na criação da cadeia de display no país.
Além disso, deve ser anunciado um acordo internacional pelo qual o Brasil entra no grupo de países com incentivo ao desenvolvimento da tecnologia Oled (Organic Light Emitting Diode), um tipo de display de alta resolução de imagem e baixo consumo de energia. É uma das tecnologias mais promissoras para TVs de tela plana.
O esforço brasileiro em trazer essa indústria ao país está concentrado na estratégia de incentivar a formação de uma cadeia de componentes para displays e semicondutores no país capazes de substituir as atuais tecnologias.

Subway planeja abrir mais 150 lojas no país em 2011

Com uma média de abertura de 15 lojas por mês, a americana Subway planeja se tornar a rede número um de fast food do Brasil até 2015.
Para dar início a esse plano, a meta da empresa é atingir 700 restaurantes no ano que vem, com a abertura de 150 lojas. Até o final deste ano, a empresa terá inaugurado 185 unidades.
"As regiões Norte e Nordeste são as que apresentam o maior potencial de expansão", diz Roberta Damasceno, diretora da rede no país.
A meta de 2011 deve ser superada com folga. Hoje, a rede já possui 224 contratados fechados, aguardando a definição do ponto de venda.
Com 505 restaurantes, espalhados por quase todos os Estados -exceto Acre, Amapá e Roraima-, a rede é a terceira em número de lojas. No mundo, é a primeira, com 33,7 mil unidades, presentes em 92 países.
Um dos segredos do sucesso, apontado por ela, é a implantação de agentes de desenvolvimento. "Dividimos o país em dez regiões e em cada uma tem um gestor, que conhece as características daquele mercado. Está dando tão certo que outras empresas estão copiando."
A abertura de lojas em pontos não tradicionais, como postos de gasolina e universidades, principalmente no interior, tem alavancado o crescimento, segundo ela.
Outro diferencial é o cardápio. "Oferecemos opções mais saudáveis, sem frituras e com sanduíches montados na hora. O nosso público se preocupa com a saúde."

BOLSO DO PAPAI NOEL

Os investimentos de apenas oito shoppings da capital paulista em decorações e promoções neste Natal somam R$ 16 milhões.
Para elevar as vendas, o Center Norte destinou R$ 3,8 milhões. A expectativa é de alta de 17% neste ano, segundo Gabriela Baumgart, gerente de marketing.
Os shoppings Bourbon e Pátio Paulista aplicaram R$ 2 milhões cada um.
Com investimento de R$ 1,7 milhão, o Eldorado espera a visita de 3 milhões de consumidores, uma alta de 10%, segundo o superintendente, Guillermo Bloj.
Os shoppings Boulevard Tatuapé e Metrô Tatuapé realizaram ação unificada neste ano e destinaram R$ 3 milhões para as atrações.
Para preparar um show de neve artificial, o West Plaza aplicou R$ 1,5 milhão, o mesmo montante do Jardim Sul.

FRONTEIRAS

A carioca CDPI (Clínica de Diagnóstico por Imagem) inaugura neste mês sua primeira unidade em São Paulo.
O investimento em compra de equipamentos e reforma do imóvel, nos Jardins, foi de R$ 10 milhões. A empresa faz parte da MD1 Diagnósticos, que foi incorporada pela Dasa.
Para 2011, está prevista a abertura de mais duas unidades no Rio.
"Vamos oferecer serviços personalizados, com acompanhamento médico de todos os exames", afirma Romeu Cortes Domingues, sócio da clínica.
A CDPI prevê encerrar 2010 com alta de 20% na receita, que foi de R$ 80 milhões no ano passado.

COMPORTAMENTO EMPRESARIAL

O Cedes (Centro de Estudos de Direito Econômico e Social) acaba de lançar editais para pesquisas sobre o comportamento de empresas em casos de defesa da concorrência e o que as leva a brigarem na Justiça.
A pesquisa deve comparar processos contenciosos de empresas de Brasil, EUA e Europa e identificar semelhanças e diferenças. "Será que os EUA são mesmo mais contenciosos que o Brasil? Lá há mais arbitragens", diz João Grandino Rodas, presidente da entidade.


com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, FLÁVIA MARCONDES e AGNALDO BRITO


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