São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ÁSIA

Inflação na China tem alta abaixo do esperado em janeiro

DE PEQUIM - Principal preocupação econômica deste ano da China, a inflação registrou nova alta no mês passado, mas o índice ficou abaixo do esperado por analistas.
Os preços ao consumidor subiram 4,9% no acumulado de 12 meses até janeiro, informou o banco central chinês. A maioria das estimativas apontava um índice de 5,3%.
A China vem tomando medidas para controlar a inflação. Na semana passada, aumentou a taxa de juros pela terceira vez em quatro semanas. Além disso, subiu sete vezes o depósito compulsório dos bancos desde o começo de 2010 e restringiu o crédito.
"Quando há aperto da política monetária, os resultados não aparecem no curto prazo", disse o professor de economia Yang Si Qun, da Universidade Tsinghua.
Para Wu Laping, professor de economia da Universidade de Agricultura da China, o governo deverá fortalecer a produção de cereais, usar os estoques de alimentos e aumentar a importação para assegurar a oferta e controlar os preços.
O índice de janeiro trouxe mais peso para imóveis e menos para alimentos, o que pouco alterou o índice em relação à medição anterior.
(FABIANO MAISONNAVE)


Texto Anterior: Preços: Inflação no Reino Unido é o dobro da meta
Próximo Texto: Telefonia Móvel: Principais operadoras criticam a ação das agências reguladoras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.