São Paulo, sábado, 16 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Facebook deve superar Orkut até 2012

Número de usuários brasileiros da rede de Zuckerberg mais que triplica em um ano, enquanto o do Google avança 32%

Para consultoria, ritmo de crescimento mensal do Facebook continuará maior que o do Orkut nos próximos meses

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

A audiência do Facebook deverá superar a do Orkut entre internautas brasileiros em cerca de um ano.
Segundo números da consultoria comScore, que avalia a navegação residencial e corporativa, em março o Facebook chegou a 19 milhões de usuários, mais que o triplo do mesmo mês de 2010.
Já o Orkut chegou a 33,6 milhões de usuários, crescimento de 32% sobre os 25,4 milhões registrados em março do ano passado.
"Ao longo dos próximos seis meses, o Facebook deverá crescer a taxas mensais entre 5% e 10%, o que torna possível que a rede social ultrapasse o Orkut entre o fim do ano e o início de 2012", afirma Alex Banks, vice-presidente da comScore para a América Latina.
A rede social do Google cresce ao ritmo médio de 3% ao mês desde o início do ano passado e já chegou a registrar até mesmo variações negativas em audiência.
A aproximação do Facebook pode ser ainda mais rápida se a rede repetir, nos próximos meses, o ritmo de crescimento verificado entre dezembro e fevereiro.
No período, a média mensal foi de 20%. Com esses números, a rede de Mark Zuckerberg consegue alcançar o Orkut em junho, com 37,1 milhões de usuários, ante 35 milhões do rival.
"O crescimento de 20% ao mês do Facebook não é sustentável. Fatores como férias escolares podem ter influenciado a alta expressiva no período", afirma Banks.
Segundo o especialista, o patamar considerado realista foi verificado entre fevereiro e março, quando a audiência cresceu 6,4%.

TEMPO DE NAVEGAÇÃO
Apesar do crescimento do Facebook, o Orkut ganha em tempo de navegação.
Em março, os internautas navegaram em média 266 minutos na rede social do Google, ante 52 minutos gastos no Facebook.
"O Orkut continua como a rede social dos brasileiros. O Facebook é a rede social global, e seu crescimento não quer dizer que só exista espaço para um dos dois sites."
É na coexistência que apostam as empresas que investem na publicidade digital nas duas redes sociais.
"O Facebook tem um público mais segmentado e está sendo usado para conteúdos de relacionamento no dia a dia, enquanto o Orkut é visto para ações de massa", diz Andre Zimmermann, diretor da agência Havas Digital.

LAN HOUSES
O estudo atual da comScore só avalia acessos residenciais e corporativos e não considera LAN houses, o que pode distorcer os dados totais de audiência no país.
De acordo com o estudo mais recente do Comitê Gestor da Internet, as LAN houses respondem por 52% dos acessos da classe C.
São elas a grande porta de entrada do Orkut no país.


Texto Anterior: Divulgação: "Democratizar a cultura não nos interessa"
Próximo Texto: Foco: Dilma visita centro de pesquisa da ZTE, que investirá US$ 200 mi no Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.