São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MERCADO

Bolsa americana impulsiona Bovespa, ainda limitada por ação da Petrobras

DE SÃO PAULO - O desempenho positivo das Bolsas americanas ajudou a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) a recuperar terreno na sessão de ontem, quando subiu 0,61%.
Nos EUA, a Bolsa de Nova York avançou 0,44%,mesmo com os números frustrantes do setor industrial.
Mais uma vez, a recuperação do índice Ibovespa foi limitada pelas ações da Petrobras. Os papéis da empresa, que cederam 5% no pregão de anteontem, caíram mais 1,4% (no caso das preferenciais) no de ontem. O ativo tem concentrado os negócios da Bolsa e, somente ontem, respondeu por um quarto dos negócios.
Analistas revezam motivos para justificar a derrocada dos papéis: desvalorizando esses ativos agora, o preço das novas ações na oferta pública tende a ser menor, o que interessa para alguns investidores. Outros citam a insegurança de uma parcela do mercado com a própria capitalização da companhia, em meio às dúvidas sobre a demanda e o preço da oferta pública.
No mercado de câmbio, a taxa teve um forte repique (1,1%) na jornada de ontem, voltando à casa de R$ 1,727. Operadores afirmaram que a intervenção japonesa no iene foi a "desculpa" para que o mercado voltasse a puxar os preços, depois de dez dias consecutivos de queda.
Perto do encerramento das operações, o governo brasileiro indicou que poderia tomar decisão no mesmo sentido.


Texto Anterior: Vaivém - Mauro Zafalon: Mesmo com preço elevado, carne tem demanda
Próximo Texto: Eletrobras quer captar US$ 4 bilhões no exterior
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.