São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Cidade de Deus ganha moeda própria para comércio local

João Paulo Engelbrecht/Prefeitura do Rio/
Geralda Maria de Jesus segura cédula com a sua figura

JOÃO PAULO GONDIM
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Dona de um centro de apoio ao idoso e à criança, Geralda Maria de Jesus, 82, admira as personalidades que ilustravam notas de dinheiro antigas.
"Só havia gente importante: Santos Dumont, princesa Isabel, barão do Rio Branco...", enumerou. Agora, ela ostenta sua figura em uma cédula, a de 1 CDD, que desde ontem circula na favela onde mora, Cidade de Deus, no Rio. A moeda social é a principal ferramenta do banco comunitário, o primeiro da cidade, cujo objetivo é aquecer a produção e o consumo de bens e serviços locais.
A CDD -nome que alude às iniciais do bairro- é indexada e tem como lastro a moeda real, da qual possui o mesmo valor. "Os moradores da Cidade de Deus têm potencial de produzir riquezas internamente, de negociar e usar o mercado do bairro. A CDD vai garantir essa riqueza na comunidade", afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), ao inaugurar ontem a agência onde será possível trocar real por CDD.
Os habitantes serão atraídos por descontos de até 10% nas compras com CDD na comunidade. Os comerciantes poderão lucrar com o aumento do movimento.
Há cinco cédulas: 0,5 CDD; 1 CDD; 2 CDD; 5 CDD e 10 CDD. Todas elas são estampadas com figuras ilustres do bairro.


Texto Anterior: Internet: Acionistas minoritários do UOL querem reavaliar preço de ação
Próximo Texto: Rio: Grupo austríaco vai investir US$ 116,5 mi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.