São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cutrale define em 2012 recursos para cultivar laranja no semiárido

Empresa diz ser viável projeto apresentado pelo governo federal

DE SÃO PAULO

A Cutrale, uma das maiores empresas de suco de laranja do mundo, vai definir até março de 2012 o volume de recursos necessários para iniciar o cultivo e o processamento de laranja na região do semiárido brasileiro.
O investimento partiu de um projeto do Ministério da Integração Nacional apresentado pessoalmente à direção da empresa em março deste ano, que concluiu pela viabilidade após análise técnica.
Segundo o diretor corporativo da empresa, Carlos Viacava, a etapa agora é analisar os investimentos e fazer um "chamamento" a outros produtores de laranja para cultivar a fruta na região.
Os pomares no semiárido ficarão nas regiões de irrigação entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Nelas, a Cutrale poderá ampliar o sistema de irrigação por meio de PPP (parceria público-privada) com o governo federal.
Para isso, o ministro Fernando Bezerra Coelho prevê lançar ainda neste mês um programa de irrigação que deverá alcançar R$ 5 bilhões em investimentos no setor, tudo por meio de PPPs.
Viacava afirmou que o projeto tem grandes dimensões e que vai atender, principalmente, o mercado externo, com exportações pelos dois portos de Pernambuco -de Recife e de Suape.
O diretor corporativo da empresa afirmou ainda que o governo deverá ceder terras para o cultivo de laranja aos produtores interessados. "Eles querem desenvolver a região e a irrigação", disse.
Viacava afirmou, no entanto, que o investimento vai observar o crescimento mundial do consumo de laranja, que está em queda. "O mercado não está crescendo muito. Portanto, vamos adequar os investimentos à realidade."
Com o cultivo de laranja no semiárido, a empresa também espera reduzir a incidência de doenças nas frutas.
(VENCESLAU BORLINA FILHO)


Texto Anterior: Técnica usa fragmentos de RNA para 'silenciar' genes
Próximo Texto: Análise/Combustíveis: Governo deve adotar política que não deixe o etanol à deriva
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.