São Paulo, sábado, 16 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENTREVISTA EMPREENDEDORISMO

Consultor best-seller critica a "síndrome de empregado"

DE SÃO PAULO

Fernando Dolabela, autor do best-seller "O Segredo de Luísa" (ed. Sextante), está lançando o livro "Sonhos e Riscos Bem Calculados".
Ele critica a cultura brasileira por educar as pessoas contra a livre iniciativa, incutindo a "síndrome de empregado". Por meio de listas de perguntas, testa a vontade e a preparação de quem pensa em abrir seu próprio negócio.
Ele falou à Folha de Águas de São Pedro (SP), onde participou do Prêmio Educação Empreendedora Brasil, organizado pela Endeavor (ONG de estímulo ao empreendedor) e pelo Sebrae.
(EGN)

 

Folha - O Brasil desestimula o empreendedorismo?
Fernando Dolabela
- É um dos piores países do mundo para empreender. Pesquisas de diversas instituições mostram isso. É difícil contratar, demitir, obter alvará de construção, respeitar contratos. O ambiente é péssimo.
Historicamente os países mais desenvolvidos passaram da fase da ênfase em eficiência (com foco na grande empresa) para a fase da inovação, em que a pequena empresa é importante. Esse salto exige necessariamente um miríade de micro e pequenas empresas.

No livro, o sr. brinca que quem tem diploma universitário não é empreendedor.
O problema é acreditar que o diploma vai servir para alguma coisa. E o setor público recruta toda a elite universitária. A cultura brasileira é a de passar em concurso público. Empreender não está no cardápio. Mas bacana é mudar o mundo, criar coisas novas: isso é o valor empreendedor. Se as famílias dissessem isso a seus filhos, mudariam o perfil do país.

Em que seu livro é diferente de outros sobre o tema?
Normalmente os livros tratam de instrumentos, de conhecimentos para abrir um negócio. Mas empreendedorismo não é isso, é uma forma de ser. Não se trata de traduzir o mundo em números.

SONHOS E RISCOS BEM CALCULADOS

AUTOR Fernando Dolabela
EDITORA Saraiva
QUANTO R$ 29,90 (152 págs.)


Texto Anterior: Cifras & Letras - Crítica/Energia: Especialista narra a história dos "bárbaros" do petróleo
Próximo Texto: Lançamentos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.