São Paulo, sábado, 16 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Líder em matéria-prima para alimentos planeja dobrar receita

Duas Rodas, que produz aromas e sabores, quer crescer por meio de expansão internacional

No país, investimentos passam pela ampliação da unidade produtiva da região Nordeste, que dobrará de tamanho

GRAZIELLE SCHNEIDER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Duas Rodas Industrial, uma das maiores produtoras de matéria-prima para a indústria de alimentos da América Latina, quer chegar a R$ 1 bilhão de faturamento anual até 2015. Em 2009, faturou R$ 380 milhões.
A previsão de faturamento em 2010 é de R$ 430 milhões. O principal negócio da companhia é produzir sabores. No seu portfólio, tem vários produtos, como saborizantes para sorvetes, aromas e condimentos.
Para alcançar a meta de mais que dobrar o faturamento, o plano de investimentos da Duas Rodas para os próximos quatro anos inclui a ampliação da linha de ingredientes produzidos e a aquisição de novas fábricas.
A empresa já tem plantas na Colômbia, no Chile e na Argentina, além de três unidades fabris no Brasil.
"Nosso foco tem sido a expansão em aquisições, principalmente na América Latina. Resolvemos focar fortemente a questão de desenvolvimento primeiro onde existe uma similaridade no conceito e na forma de se alimentar", diz o diretor-superintendente, Leonardo Zipf.
Ele afirma que a empresa analisa de forma "muito particular" o mercado mexicano, por estar entre os maiores da América Latina, com um forte público consumidor, e por permitir acesso aos EUA.
Como trabalha com percepções de sabor, a companhia tem uma produção complexa. Zipf usa como exemplo o abacaxi, que é cultivado em vários lugares do Brasil e tem gosto diferente, dependendo da região.
"Quando desenvolvemos um aroma para o Sul, desenvolvemos uma característica de sabor; se for para o Nordeste, é um novo projeto."
Por isso, para ele, um fator determinante do sucesso da Duas Rodas é "pensar globalmente e agir localmente ".

CRESCIMENTO NO BRASIL
Os investimentos passam ainda pela ampliação da unidade do Nordeste, que dobrará de tamanho. Atualmente, a divisão exporta quase 100% do que produz.
Em 2009 e 2010, a Duas Rodas investiu R$ 26 milhões na montagem de uma fábrica de alta tecnologia e de um centro de pesquisa e desenvolvimento, bem como no lançamento de novos produtos, como a acerola com mais vitamina C, que visa o mercado asiático.
A empresa atende 13 mil clientes em 25 países. No Brasil, segundo Zipf, a carteira de clientes é superior a 70% do PIB do setor de alimentos.

EMPRESA FAMILIAR
A Duas Rodas completa 85 anos em dezembro. Foi a primeira fábrica de óleos e essências do Brasil e afirma ser líder de mercado em todos os segmentos em que atua.
Foi fundada em Jaraguá do Sul (SC) por um casal de imigrantes alemão que chegou ao país após a Primeira Guerra Mundial.
Rudolph Hufenüssler, químico-farmacêutico, e a mulher, Hildegard, formada em física, já vieram para cá com o objetivo de fabricar extratos e essências naturais.
Hoje, o comando da empresa já está nas mãos da terceira geração familiar. Zipf é casado com a neta dos fundadores.


Texto Anterior: Mercado de compras coletivas on-line deve faturar R$ 300 mi
Próximo Texto: Tânia Bulhões pode prestar 4 anos de serviços
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.