São Paulo, quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SOBREOFERTA

Mesmo com "sobra de energia", há risco de racionamento

DO RIO - Apesar de o Brasil ter sobreoferta de energia até 2014, há 3,8% de risco de a região Sudeste enfrentar um racionamento em 2012. É o que aponta estudo elaborado pela PSR Consultoria, a pedido do Instituto Acende Brasil.
Mário Veiga, presidente da PSR, diz que o risco está dentro da média histórica, mas deveria ser zero, já que há sobra de energia. Segundo ele, a vulnerabilidade resulta dos limites de capacidade de transmissão de energia do Nordeste, onde estará concentrada a maior "sobra", para o Sudeste.
Além disso, as hidrelétricas chegaram ao fim do ano com reservatórios em 40% da capacidade, pior marca desde dezembro de 2003 (31%).
"O importante é saber como conseguimos reduzir tanto dos reservatórios, que tinha armazenamento de 72% em janeiro, o maior dos últimos anos", diz Veiga ao alertar que o problema não foi climático.


Texto Anterior: Estudos ambientais têm falhas "insanáveis", diz Procuradoria
Próximo Texto: Concorrência: Cade manda reabrir processo contra três montadoras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.