São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiros estão entre os mais cansados das redes sociais

Pesquisa considera 11 países; até 40% dos brasileiros e russos usam menos esses sites do que quando entraram

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA

Os brasileiros costumam aparecer entre os que mais usam redes sociais como Facebook e Twitter, mas uma pesquisa aponta agora que eles também estão entre os mais cansados dessas mídias.
De acordo com o levantamento realizado pela consultoria Gartner em 11 países, os brasileiros, ao lado do russos, estão entre os menos entusiasmados.
Nos dois mercados, entre 30% e 40% dos entrevistados afirmaram que usam menos esses sites agora do que quando se inscreveram.
O resultado sinaliza a perda de espaço do Orkut no Brasil, com o site do Google ainda na liderança, mas cedendo lugar para Facebook, Twitter e até mesmo para o Google+, a mais recente e ambiciosa aposta da companhia norte-americana no setor.
O resultado da pesquisa contrasta com mercados de redes sociais que são considerados mais maduros.
Nos Estados Unidos, no Japão e no Reino Unido, por exemplo, a perda de entusiasmo gravita em torno de 20%. Outros 40% afirmam que usam esses sites mais agora do que no início.
Na Itália e na Coreia do Sul , cerca da metade dos entrevistados disse que o entusiasmo agora é maior.
Segundo a pesquisa, 24% das pessoas afirmaram que estão hoje menos entusiasmados com as redes sociais.

REDES SOCIAIS
A pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostrou que 8,8% da população brasileira tem Twitter, 27,3%, Orkut, e 15,8%, Facebook.
O levantamento indica que 42,4% dos entrevistados têm internet, seja em casa (21,4%), seja em casa e no trabalho (17,6%), seja somente no trabalho (3,4%).
Entre os que têm acesso à internet, 60,1% usam a rede todos os dias, e 23,2%, mais de uma vez na semana.
Fazendo o corte entre os que dizem usar a internet, as redes sociais aparecem com mais força: 64,5% afirmam ter perfil no Orkut, 37,4% usam o Facebook e 20,8% acompanham o Twitter.


Texto Anterior: Mudança de norma na web vai preservar provedor, diz Bernardo
Próximo Texto: Acesso à banda larga cresce acima da média
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.