São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 2011

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Brasileiro compra mais livros e a preço mais baixo

ANTÔNIO GOIS
DO RIO

O brasileiro está comprando mais livros, com preços mais baixos. É o que mostra pesquisa divulgada ontem pelo Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e pela CBL (Câmara Brasileira do Livro).
O número de exemplares vendidos subiu 13% de 2009 para 2010. Mas, como o preço médio caiu, o faturamento do setor não cresceu no mesmo ritmo: 2,6%, descontada a inflação.
E esse aumento real no faturamento só pode ser comemorado graças às compras do governo, especialmente de livros didáticos, por parte do MEC.
Desconsiderando as compras estatais, o setor registraria queda real de 2,2% no faturamento, e aumento de 8% de exemplares vendidos.
Considerando apenas as vendas no mercado, a pesquisa mostra que o preço médio de cada livro caiu de R$ 13,6 para R$ 12,9.
Mas esse não é o preço médio pago pelo consumidor. Como a pesquisa se restringe às editoras, ela investiga o quanto as empresas ganham na venda.
Sônia Machado Jardim, presidente do Snel, diz que muitas editoras decidiram apostar em livros de bolso e de apelo mais popular.
A pesquisa permite também detalhar os canais que as editoras mais usam. As livrarias, com 41% das vendas, continuam sendo o meio mais usado, seguido dos distribuidores (23%) e do porta a porta (22%).
Este último foi o que mais cresceu -em 2009, representava 17%. A Avon, por exemplo, oferece livros nos catálogos, o que ajuda a engordar a estatística.


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