São Paulo, sábado, 18 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ações da fabricante do BlackBerry caem 21%, após maus resultados

Queda ocorre após empresa, sem lançar novos produtos e perder mercado, reduzir projeções

NATÁLIA PAIVA
DE SÃO PAULO

Há três anos, a RIM (Research in Motion), fabricante do então smartphone mais desejado do mundo, o BlackBerry, valia US$ 80 bilhões.
Seu valor de mercado fechou ontem em US$ 14,3 bilhões, após as ações caírem 20,7%, puxadas pela revisão para baixo da projeção de ganhos no segundo trimestre.
A estimativa vem na esteira do atraso em lançar novos produtos e da perda de participação de mercado, principalmente nos EUA. No Brasil, a fatia foi de 20,3% para 14% em um ano, segundo a empresa de consultoria Teleco.
As ações fecharam o dia em US$ 27,24, o menor nível desde 2006, queda de 57% no acumulado de 12 meses.
A RIM teve lucro líquido de US$ 695 milhões, ou US$ 1,33 por ação, e receita de US$ 4,9 bilhões no primeiro trimestre do ano fiscal de 2012, encerrado em maio. Embora venda e receita tenham subido, as margens operacionais caíram sete pontos, para 18%.
"A desaceleração que vimos no primeiro trimestre irá continuar no segundo; atrasos na introdução de novos produtos no fim de agosto nos levam a reduzir as expectativas", afirmou Jim Balsillie, co-CEO, em relatório.
As projeções para o trimestre são lucro de US$ 0,75 a US$ 1,05 por ação (o mercado previa US$ 1,40, inicialmente) e receita de até US$ 4,8 bilhões (a previsão inicial era de US$ 5,47 bilhões).
"Creio que estejamos vendo os últimos dias da RIM", diz Rob Enderle, presidente da consultoria Enderle. Para ele, a RIM precisa ser adquirida ou firmar parceria para impulsionar sua estratégia de produto e melhorar seu posicionamento de mercado.
"Poucas companhias nessa situação sobrevivem. A maioria dos executivos está tão focada na questão financeira que não formula estratégias necessárias para a empresa sobreviver e florescer."


Texto Anterior: Telecomunicações: Governo fará licitações para levar internet às regiões rurais do país
Próximo Texto: Análise: Research in Motion está muito mal; mas a finlandesa Nokia está ainda pior
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.