São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Budweiser se arma para disputar mercado premium com Heineken

Para marcar lançamento, Ambev vai patrocinar shows de Chilli Pepers e Rihanna

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Quarta marca de cerveja mais vendida no mundo, a Budweiser chega aos pontos de venda do país dentro de duas semanas para brigar pelo mercado premium.
O segmento representa menos de 5% do consumo total de cerveja, mas é o que mais cresce e oferece margens maiores para a indústria. Globalmente, o setor premium representa 13%.
Tida nos EUA como uma cerveja das massas, a Budweiser chega aqui com foco no público jovem AB, descolado e viajado, disposto a pagar mais por uma marca internacional.
Vai disputar espaço com a Heineken, presente no Brasil desde o ano passado e também focada no jovem AB.
Para marcar o lançamento, a fabricante Ambev fechou o patrocínio de shows de 20 grandes nomes do pop e do rock internacional, como Red Hot Chilli Pepers, Eric Clapton, Pearl Jam, Britney Spears, Rihanna, entre outros.
A marca também fechou parceria com o Credicard Hall e com o Citibank Hall, assegurando a exclusividade da venda da cerveja.
E estará na etapa carioca do UFC (Ultimate Fighting Championship), hoje o campeonato de luta mais badalado. O lutador Anderson Silva é a estrela da página da Budweiser Brasil no Facebook.
Stella Brant, diretora de marketing da área premium da Ambev, diz que "1 milhão de pessoas terá contato com a marca nessas ações".
Para reforçar o lado global, o mote da cerveja permanecerá em inglês: "Great times are coming" (grandes momentos estão chegando). "Estamos atrás da classe AB, que fala mais inglês do que o resto da população", diz Brant.
Para o consultor especializado em cervejas Adalberto Viviani, o segmento premium sempre esteve focado em consumidores mais velhos.
"A chegada da Budweiser pode ajudar a desenvolver e impulsionar o mercado premium", diz ele.
A Bohemia lidera o segmento, com uma participação estimada em 1,5%. A Heineken, que também mira o público mais jovem (é patrocinadora do Rock'n Rio e do SWU), tem algo como 0,4%.

PRODUÇÃO
O processo de produção da Budweiser usa lascas de beechwood [madeira de faia] na fermentação. "Isso torna o líquido especial, amargo no início e suave no final", diz a diretora da Ambev.
Também eleva o tempo de produção para o dobro de uma cerveja comum. O preço acompanha: de 15% a 30% mais do que o das cervejas populares.


Texto Anterior: Infraero espera mil aviões executivos na Copa
Próximo Texto: São Paulo é 19ª cidade mais cara, mas salário não acompanha gasto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.