São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Portugal Telecom define amanhã entrada na Oi

Acordo prevê divisão de tarefas; brasileira cuidará de telefonia, e portuguesa, de internet

DE SÃO PAULO

A Portugal Telecom assina amanhã o contrato com a Oi, selando sua entrada no bloco de controle da operadora brasileira.
A Folha apurou que os portugueses vão fazer um aporte de R$ 8,4 bilhões, passando a deter 12,07% da Telemar Participações, que controla a Oi fixa e móvel. No total, eles chegarão a ter 25,6% de participação no grupo.
A cifra é um pouco superior àquela definida no acordo inicial, em que se previa participação total de 22,3%. A diferença se explica pela queda do preço das ações da Oi no mercado.
No acordo final, está prevista também uma divisão de funções entre brasileiros e portugueses. A Oi ficará responsável pela operação de telefonia fixa e móvel.
Caberá à PT a condução dos negócios relacionados à banda larga, incluindo a possível participação da "nova Oi" no PNBL (Plano Nacional de Banda Larga).
O atual presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, será mantido no cargo. Até o fechamento desta edição, ainda não estava definido quem será o indicado pela PT. Principal executivo da PT no país, Shakaf Wine seria o candidato natural ao posto.
A assinatura do acordo entre PT e Oi estava prevista para o início de janeiro deste ano, mas teve de ser adiada devido a uma reclamação feita à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) por acionistas minoritários da BrT (Brasil Telecom), adquirida pela Oi em janeiro de 2009.
A solução de impasses era uma condição imposta pela PT para fechar o acordo com a Oi. Na semana passada, foi aprovada em assembleia a última troca acionária com a BrT, abrindo caminho para a entrada da PT na companhia brasileira.
(JW)


Texto Anterior: Saiba Mais: Sigilo bloqueia lista telefônica de cliente de celular
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Emprego formal, Brasil anormal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.