São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição a riscos deve cair com a idade

DE SÃO PAULO

O investimento em fundos de previdência que aplicam em ações é indicado para investidores cuja aposentadoria não esteja muito próxima.
Os especialistas recomendam que, conforme for se aproximando o momento do resgate da aplicação, a exposição a ações seja reduzida.
Isso deve ser feito para reduzir o risco de o capital investido encolher bruscamente em um momento de forte queda das Bolsas e não haver tempo suficiente para a recuperação do dinheiro.
"Se a pessoa pretende se aposentar em menos de cinco anos, é preocupante manter uma exposição alta à renda variável", afirma Luís Martinez, diretor de Previdência da Icatu Seguros.
Para que o risco seja reduzido automaticamente, muitas empresas do setor já oferecem planos em que o percentual de investimento em renda variável recua gradativamente conforme a pessoa se aproxima do momento em que planeja se aposentar.
No entanto, o produto não é consenso no mercado. O Bradesco, por exemplo, não oferece essa opção.
Lúcio de Oliveira, diretor do banco, diz que uma das vantagens dos fundos de previdência em relação aos tradicionais é que eles permitem migrar a aplicação entre diferentes planos, sem que os investidores precisem sacar os recursos e reinvestir.
Com isso, não é preciso pagar o Imposto de Renda, que, no caso dos fundos de previdência, só é cobrado quando termina o período de contribuição. O investidor deve verificar, no entanto, se seu banco cobra taxa de saída.
"O investidor pode surfar nas melhores oportunidades: entrar num plano multimercados quando a Bolsa estiver subindo ou migrar para o de renda fixa em momentos de queda das ações."
Com a expectativa de se aposentar com 60 anos, o economista Eline Torres, 49, fez um plano de previdência há dois anos e meio. Em busca de maior rentabilidade, ele escolheu um fundo que investe 40% do seu patrimônio em ações.
"Eu penso no longo prazo. Em 2008, meu investimento encolheu, mas já recuperei as perdas. Fiz o plano pensando no meu futuro e na segurança da minha família", afirma Torres, cuja mulher está grávida. (MS)


Texto Anterior: Banco aposta em educação financeira
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.