São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MEMÓRIA

Estouro em 2000 trouxe lições sobre valorização

DE SÃO PAULO

O estouro da bolha da internet, há quase 11 anos, mostrou o que pode acontecer quando existe supervalorização de empresas.
A especulação sobre o potencial das companhias levou a Bolsa de Valores Nasdaq ao seu pico.
Em março de 2000, o índice chegou ao recorde de 5.132 pontos, patamar nunca antes visto e nunca depois retomado. O índice era mais que o dobro do registrado no ano anterior.
A bolha foi formada ao longo de cinco anos. Empresas de internet que não tinham sequer modelo de negócios já estruturado ganharam relevância, que passou dos patamares saudáveis, entre investidores.
Empresas que abriram o capital posteriormente, como o Google e a Salesforce -de sistemas de relacionamento corporativo-, foram as primeiras que cresceram durante a bolha com retorno efetivamente comprado em valores. Ambas foram a público em 2004.
A lição que ficou aos analistas e investidores foi sobre como analisar o potencial das empresas que operam no mundo virtual, incluindo redes sociais.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Investidor em tecnologia que mira o Brasil quer menos risco
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.