São Paulo, domingo, 20 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Falta de experiência afeta pessoas de baixa renda

DE SÃO PAULO

Jovens de famílias de baixa renda são os que mais sofrem com o desemprego.
Enfrentam a barreira da falta de experiência para conseguir o primeiro trabalho, do qual dependem para ter uma melhor qualificação.
"Até gostaria de cursar uma faculdade. Mas com uma filha, aluguel e sem emprego, não há como voltar a estudar agora", diz Janaína Alves dos Santos, 25.
Com diploma de ensino médio, Luiz Guilherme San- tilli, 18, está procurando uma ocupação com carteira assinada desde 2009.
Apesar de ter no currículo um curso técnico em mecânica automobilística, setor que cresce significativamente, Santilli ainda não conseguiu uma chance: "O maior problema é a falta de experiência. Mas como você vai ganhar experiência se ninguém te dá a primeira chance?"
Diferente de Janaína e Santilli, o pedreiro Josué dos Santos, 41, tem sete anos de estudo e não fica desempregado há quase uma década.
Mas Santos vive o drama do desemprego com o filho Jhonathan, 17, que terminou o ensino médio e não consegue emprego com carteira assinada. Enquanto isso, faz bicos de ajudante de pedreiro com o pai. "Com o diploma, ele deveria conseguir um emprego melhor, mas até agora não apareceu nada", afirma Santos. (CR e EF)

Texto Anterior: País precisa aumentar formação técnica
Próximo Texto: Empresas investem em qualificação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.