|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Empresa argentina fatura com brasileiros no Orkut
GUSTAVO HENNEMANN
DE BUENOS AIRES
A paixão dos brasileiros
por sites de relacionamento
já rendeu mais de 20 milhões
de usuários aos jogos desenvolvidos pela Vostu, start-up
que lançou o primeiro aplicativo há sete meses no Orkut.
Com sede em Buenos Aires, a empresa desenvolve jogos em português exclusivamente para o Brasil. O faturamento foi alavancado pela
Mini Fazenda, carro-chefe da
Vostu, que fez o número de
funcionários saltar de 25 para
125 desde janeiro.
Fundada por três jovens
egressos da Harvard Business School, a Vostu emprega argentinos, brasileiros e
norte-americanos, distribuídos por Buenos Aires, São
Paulo e Nova York.
"O coração da empresa é
global, mas o foco é o Brasil.
É um mercado incrível não só
pelo tamanho, mas pela disposição das pessoas em interagir", afirma o CEO e fundador Daniel Kafie, 27.
"Há famílias inteiras, incluindo avós e animais de estimação, que têm perfis no
Orkut e usam nossos jogos."
Para fidelizar jogadores,
funcionários mantêm blogs e
twitter em que interagem
com os usuários. Elementos
da cultura regional também
estão nos aplicativos.
No Café Mania, por exemplo, lançado há uma semana, o jogador pode administrar um restaurante que oferece feijoada e vatapá.
CARTÃO PRÉ-PAGO
A empresa mantém três jogos no Orkut e um no Facebook, que geram renda com a
venda de itens especiais, pagos em moeda real. Um castelo encantado, por exemplo,
custa em torno de R$ 8 e uma
casa na árvore, quase R$ 4.
O sistema de cobrança é
diversificado. Além de receber via cartão de crédito, celular e boleto bancário, a empresa oferece cartões pré-pagos em pontos como farmácias e lan houses. O faturamento não é divulgado.
Com um aporte de US$ 4
milhões de um fundo de
"venture capital" da Intel, a
empresa se estabeleceu na
Argentina em razão dos menores custos e da disponibilidade de mão de obra.
"Buenos Aires sempre teve
empresas dedicadas ao desenvolvimento de outros jogos, o que gera profissionais
capacitados", diz Kafie.
Até agosto, a empresa pretende abrir um novo estúdio
em Campinas com 30 funcionários, que terão a missão de
identificar tendências e desenvolver outros jogos.
Texto Anterior: O bilionário mundo dos aplicativos Próximo Texto: Crise faz Irlanda rever bem-estar social Índice
|