São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011

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Sites incentivam "inventores caseiros"

Nos EUA, empresas de inovação aberta estimulam pessoas comuns a ter ideias de produtos que possam vir a dar lucro

Criador e site repartem ganhos com inventos, entre os quais um produto que cozinha ovos sem casca

AMY WALLACE
DO "NEW YORK TIMES"

Betsy Ravreby Kaufman é produtora freelancer de televisão, antiga apresentadora de telejornais, mulher e mãe, moradora de Houston. Mas insiste: não é inventora.
"Melhor deixar isso bem claro desde o começo", diz. E esse é o motivo para que considere como uma loucura o fato de que a ideia que teve certa manhã, ao cozinhar ovos, tenha levado seu nome a terminar em uma patente.
A ideia que teve inspirou um produto chamado Eggies, que permite cozinhar ovos em sua clássica forma oval sem as cascas.
Kaufman, 56, não é nem de longe velha. Na verdade, há quem a veja como uma pioneira para o movimento dos fuçadores cujas ideias vêm encontrando caminho para o mercado por meio de parcerias com empresas.
"Nós tomamos por foco pessoas que têm ótimas ideias, mas desejam manter seus empregos regulares", diz Louis Foreman, presidente-executivo da Edison Nation, a empresa da Carolina do Norte que formou uma parceria com Kaufman.
A Edison Nation é apenas uma entre as diversas companhias de inovação aberta, como o segmento se tornou conhecido, que buscam encorajar a criatividade e compartilhar dos ganhos caso uma ideia gere lucros.

PARCERIAS
O Big Idea Group apoia brinquedos e produtos de artesanato; o Inno-Labs ajudou a desenvolver uma frigideira flexível para grelhados. Também há sites de empresas, como o InnovateWithKraft e o Connect + Develop, da Procter & Gamble.
Foreman e seus sócios também comandam a companhia de design Enventys. A Edison Nation está em vantagem porque é dirigida pelos produtores do reality show "Everyday Edisons", da rede de TV pública PBS.
Alguns dos produtos foram descobertos no programa, como o Gyro Bowl, um prato resistente a derramamentos, não importa para que lado você o incline.
Mas, ao completarem os primeiros episódios, Foreman percebeu que o número de ideias vendáveis no mercado era maior do que o programa poderia acomodar. Com a criação do site Edison Nation, "o número de vencedores não tem limite".

INOVAÇÃO ABERTA
Kaufman descobriu o site ao olhar o verso de um recibo da loja Bed Bath & Beyond.
A Edison Nation, que fecha acordos com grupos de varejo, havia anunciado um concurso para novos dormitórios em alojamentos de estudantes. O filho de Kaufman apresentou três ideias, mas elas foram desqualificadas.
Então, em certa manhã de 2009, ela estava cozinhando quando sentiu uma corrente de adrenalina: "Não seria bacana preparar um ovo cozido em um recipiente em forma de ovo e não precisar descascá-lo depois?" Não era descascar o ovo que a incomodava. Era a aparência de muitos dos ovos ao final do processo. Kaufman procurou extensamente no Google e não achou coisa alguma. Por isso, sugeriu à Nation a criação do Egg Toss.
Isso foi em 27 de outubro de 2009. Em 29 de dezembro, ela recebeu um telefonema: a empresa desenvolveria sua ideia. Agora, o produto está disponível por US$ 10 e frete.
Foreman não revela seu faturamento, mas conta que ele e os sócios investiram US$ 8 milhões para lançar o negócio e que recentemente saiu do vermelho.
"Criamos a comunidade e os inventores a povoaram."

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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