São Paulo, segunda-feira, 20 de setembro de 2010

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Emergentes têm celulares específicos

DA ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

Para os mercados emergentes, mais sensíveis a preço, a Nokia aposta na oferta dos celulares convergentes, aparelhos com recursos limitados de smartphone, como conexão à internet e entretenimento.
"Precisamos colocar funcionalidades mais completas em aparelhos com preços cada vez mais baixos", afirma Niklas Savander, vice-presidente executivo.
Segundo ele, com aparelhos como esses, a chance de atingir o usuário que está migrando do celular simples para um com recursos mais completos aumenta significativamente.
"Nesses lugares é mais fácil captar esses consumidores em transição do que em mercados onde o ciclo de troca já chegou ao terceiro aparelho, por exemplo."
Um dos aparelhos é o C3, com teclado completo que traz como principal apelo a conexão sem fio à internet.
Já à venda nas Filipinas e no Vietnã, ele começa a ser vendido no Brasil até o fim de setembro por R$ 349.

SERVIÇOS
Paralelamente, a Nokia acredita que tem mais chance de receita com serviços, atrelados ao trabalho dos desenvolvedores.
"Para muitos, nossa loja de aplicativos combinada à oferta de aparelhos é a única forma de chegar a consumidores em lugares como China e Índia", afirma.
"A prosperidade econômica vai crescer nesses lugares e, com isso, os gastos com serviços relacionados a telecom. É uma oportunidade para nós", diz. (CF)


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